O XPERiMENTA 2023 irá decorrer, em formato presencial nos campi da Universidade de Aveiro (UA), nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2023, paralelamente com as Competições Nacionais de Ciência, organizadas pelo Pmate.

Tendo como públicos-alvo alunos do ensino secundário e alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos envolvidos na competição suprarreferida, este evento da UA tem como objetivos captar estudantes , divulgar da oferta formativa de 1º Ciclo da UA, e promover a ciência e a tecnologia, despertando o interesse dos jovens para estas áreas do saber.

Além das apresentações dos vários cursos do Departamento de Educação e Psicologia (DEP), investigadores do CIDTFF-UA e do DEP organizam um total de 11 atividades que aqui damos a conhecer:

26 de abril, 2023

Ciência em quadradinhos: O caso dos Science Comics | Por Marina Mota (LabELing, CIDTFF, DEP, UA), Cristina Manuela Sá (LabELing, CIDTFF, DEP, UA) & Cecília Guerra  (LCD, CIDTFF, DEP, UA) 

Gostas de ler bandas desenhadas? E de fazer puzzles? E se te disséssemos que podes brincar e aprender ciências com uma banda desenhada que também é um puzzle?! Nesta atividade experimental, vais conhecer bandas desenhadas que contam histórias científicas e aprender sobre conceitos científicos de uma maneira divertida e envolvente. Terás ainda a oportunidade de interagir com a história, escolhendo alguns quadradinhos para alterar o fim.
Queres participar nesta experiência? Vamos a isso!
Cien…quÊ?!? Afinal como são as pessoas cientistas? | Por Susana Ambrósio (CIDTFF, DEP, UA)

Sessão prática/workshop na qual as crianças são convidadas a refletir em torno dos estereótipos mais comuns sobre as pessoas cientistas e sobre a ciência.
Navegando entre línguas: all on board!| Por Liudmila Shafirova (LabELing, CIDTFF, DEP, UA), Mariana Coronha (LabELing, CIDTFF, DEP, UA) & Sara Santos (LabELing, CIDTFF, DEP, UA)

Já navegaste entre línguas? Alguma vez te sentiste à deriva por não entenderes uma expressão?
Prepara-te para embarcar numa aventura por um mar de nacionalidades, culturas, línguas e expressões. Vamos descobrir juntos expressões idiomáticas em diferentes línguas, conhecer as suas origens e significados, desconstruir alguns estereótipos e relacioná-las com algo divertido: memes! Temos para ti jogos memásticos e um momento de verdadeira criAção: um meme original. Os teus memes não vão para uma gaveta, vamos colocá-los numa rede digna de marinheiros navegantes entre línguas que vai estar no átrio do departamento de educação e psicologia.
Vem meter o nariz onde ÉS chamado, jogar em equipas e brincar com as palavras!
Social Networking to learn about languages and cultures! | Por Carolina Simões (LabELing, CIDTFF, DEP, UA) & Ricardo Torres (LabELing, CIDTFF, DEP, UA)

Centrado no desenvolvimento das competências interculturais e de intercompreensão, neste atelier iremos analisar e interpretar excertos arquétipos de interações comunicativas que ocorreram em redes sociais. Através do exercício da intercompreensão, os alunos irão descobrir que afinal compreendem mais (sobre) línguas do que imaginam.
“O enredo de Ramiro: em busca da lua-cheia” | Por Carolina Simões (LabELing, CIDTFF, DEP, UA), Marina Mota (LabELing, CIDTFF, DEP, UA), Ricardo Torres (LabELing, CIDTFF, DEP, UA) & Valentina Piacentini (LabELing, CIDTFF, DEP, UA)

Reza a lenda que, em tempos longínquos, o pescador Ramiro se deslumbrou por uma bela sereia. Apaixonados à primeira vista, os dois amantes encontraram como obstáculo o casamento arranjado entre a sereia e o feroz Tritão. Para que pudessem ficar juntos, Ramiro precisava de construir uma casa de madeira na duna e pescar a lua-cheia. Contudo, por desventura do destino, não conseguiu cumprir a última tarefa. Sabias que esta lenda remonta à cidade de Aveiro, mais especificamente ao contexto da Ria? Nesta sessão, vamos levar-te a descobri-la através de um percurso pedestre pela tua escola. Orientado por pistas deixadas por Ramiro, terás de resolver vários desafios relacionados com a multiplicidade de línguas e linguagens que coabitam connosco, através da exploração de paisagens linguísticas, bem como contactar com elementos típicos da cultura local. É que as línguas não são só disciplinas que se aprendem nas escolas. Elas vivem à nossa volta, nos letreiros das lojas que frequentamos, nas placas que nos orientam, nos cartazes publicitários, nos menus dos restaurantes… Até nas T-shirts que vestimos! Achas que és capaz de alcançar o que Ramiro não conseguiu?

27 abril, 2023

App EduCITY com Realidade Aumentada no Campus da UA | Por Lúcia Pombo (LCD, CIDTFF, DEP, UA), Margarida M. Marques (LCD, CIDTFF, DEP, UA), Rita Rodrigues (LCD, CIDTFF, DEP, UA), Diogo Figueiredo, Rafael Fernandes & Julia Draghi

Nesta atividade, os participantes irão usar a app EduCITY. Pretende-se que os participantes fiquem mais sensibilizados para a conservação da natureza e que aprendam de forma divertida, fazendo associações do campus universitário com conteúdos curriculares. Para esse fim, usarão o jogo “Xperimenta com o EduCITY no Campus da UA”, com questões interdisciplinares de escolha múltipla com Realidade Aumentada e recursos multimédia. O jogo foi desenvolvido para ser jogado em grupos com os smartphones do projeto EduCITY. No final haverá entrega de prémios, prevendo-se que a duração total da atividade seja de 90 minutos.
CodingPhys: Aprender Física a programar | Por José Luís Araújo (DEP, UA)

Se olhares atentamente à tua volta, irás notar que a tecnologia está presente em praticamente tudo o que te rodeia. Com certeza que, ao ouvires relatos de pessoas mais velhas, compreendes que a realidade de há três, quatro ou cinco décadas atrás era muito diferente. Hoje, vivemos numa sociedade em que a tecnologia é um pilar dominante e, neste sentido, torna-se cada vez mais importante que sejas capaz de dominar competências digitais e tecnológicas essenciais para enfrentares os desafios constantes da evolução da ciência e da tecnologia. Uma das competências de grande importância para os desafios do mundo do trabalho atual é o pensamento computacional onde o domínio de linguagens de programação acaba por ser fundamental. Por isso, desafiamos-te a vir aprender a programar utilizando o microcontrolador Arduino para que possas dar resposta a problemas simples de Física do dia a dia. Para além de perceberes melhor o funcionamento do Arduino e de aprenderes a base da sua programação, nesta atividade, iremos também abordar conceitos básicos de eletricidade e de circuitos elétricos e eletrónicos pois vais precisar destes conhecimentos para dares resposta aos problemas que te serão colocados. Inscreve-te no //CodingPhys!

28 abril, 2023

“A vida que nos rodeia”: A biodiversidade na cidade de Aveiro | Por Cecília Guerra (CIDTFF, DEP, UA), Bruno Pereira, Filipa Pessoa & Margarida Patronilho

Exposição de pósters científicos. Cada póster científico apresenta o ‘bilhete de identidade científica’ de um ser vivo presente na região de Aveiro, a sua classificação segundo Whittaker, aspetos de funcionamento de ecossistema, conservação e interação com o ser humano.
Os pósters foram desenvolvidos por alunos do 10.º ano de uma escola da cidade de Aveiro, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Ambientação à Realidade Virtual: Xperimentar, jogar, partilhar | Por Daniela Pedrosa (CIDTFF, DEP, UA), Maria Castelhano (FEUP/INESCTEC, UAb) & Diana Almeida (CIDTFF – bolseira do PIC-EDU, DEP, UA)

Conhece o projeto REVEALING e a utilização da Realidade Virtual no seio educativo.
Experimenta a Realidade Virtual através do contacto com os Oculus Quest 2 e realiza dinâmicas sobre os cenários virtuais de aprendizagem.
Peddy-papper “UA Informa” sobre Sustentabilidade no Campus | Por Lúcia Pombo (LCD, CIDTFF, DEP, UA), Margarida M. Marques (LCD, CIDTFF, DEP, UA), João Ferreira-Santos, Diogo Figueiredo, Rafael Fernandes, Julia Draghi & Rita Rodrigues (LCD, CIDTFF, DEP, UA)

Os alunos vão participar num peddy paper que lhes propõe visitar vários pontos do Campus da Universidade e testar os seus conhecimentos em relação à Sustentabilidade. Terão também oportunidade de aprender um pouco mais sobre os resíduos, mobilidade, água, eventos, energia, alimentação, papel e plástico ao consultar a informação disponibilizada na subweb UA Informa, através de QR codes estrategicamente localizados no Campus. No final haverá lugar à distribuição de prémios para os grupos com melhor desempenho.
Vamos descobrir o kamishibai plurilingue | Por Rosa Faneca (LabELing, CIDTFF, DEP, UA), Mariana Martins & Inês Silva

Vem descobrir um projeto educativo de criação de narrativas plurilingues no formato de kamishibai plurilingue. Vizualiza dois kamishibais digitais, duas histórias em formato kamishibai, conhece as potencialidades do recurso e explora as línguas presentes nas narrativas plurilingues. O principal objetivo desta atividade é dar a conhecer projetos europeus desenvolvidos no Departamento de Educação e Psicologia, na área da Educação.

As inscrições, por atividade, estão abertas nesta página, e o programa inclui ainda atividades de entrada livre.

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