O XPERiMENTA 2023 decorreu nos campi da Universidade de Aveiro (UA) entre os dias 26 e 28 de abril de 2023, tendo contado com apresentações dos vários cursos do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) e 11 atividades organizadas por investigadores do CIDTFF-UA e DEP.
Damos a conhecer os resumos e resultados de algumas destas atividades, partilhados pelos dinamizadores:
26 abril . Ciência em quadradinhos: O caso dos Science Comics | Por Marina Mota (LabELing, CIDTFF, DEP, UA), Cristina Manuela Sá (LabELing, CIDTFF, DEP, UA) & Cecília Guerra (LCD, CIDTFF, DEP, UA) |
Foi dinamizada uma única sessão da atividade às 15h00 do dia 26 de abril, com a duração de 45 minutos, em que participaram 14 alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Esta sessão foi inspirada em atividades do projeto de Tese “A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: desenvolvimento de um recurso didático interativo”, orientado por Cristina Manuela Sá (LabELing, CIDTFF, DEP, UA) e pela Doutora Cecília Guerra (LCD, CIDTFF, DEP, UA). As dinamizadoras da atividade foram Marina Mota (autora das bandas desenhadas e investigadora doutoranda do projeto de Tese), Valentina Piacentini e Carolina Simões (LabELing).
A atividade consiste na exploração de um recurso didático inspirado em banda desenhada em formato de puzzle, com o objetivo de explorar alguns conceitos relacionados com as aprendizagens específicas do Português e Estudo do Meio. A história utilizada está relacionada com a temática da Saúde e Bem-estar, numa lógica de Educação para a Saúde (EpS), e os alunos, aos pares, tinham de construir a narrativa através da ordenação dos quadradinhos da banda desenhada. Para tal, tinham de ler os textos, perceber os diálogos, identificar contextos e situações da história. À medida que iam fazendo estas ações, iam discutindo os conceitos científicos e aprendizagens sobre EpS que a história trazia.
26 abril . Cien…quÊ?!? Afinal como são as pessoas cientistas? | Por Susana Ambrósio (CIDTFF, DEP, UA) |
Sessão prática/workshop na qual as crianças são convidadas a refletir em torno dos estereótipos mais comuns sobre as pessoas cientistas e sobre a ciência. No âmbito desta atividade, foram realizadas 4 sessões ao longo do dia 26 de abril. Envolveu 100 alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico (3º, 4º , 5º ano e 6º anos), cada sessão com 25 alunos.
26 abril . Navegando entre lenguas: all on board! | Por Liudmila Shafirova (LabELing, CIDTFF, DEP, UA), Mariana Coronha (LabELing, CIDTFF, DEP, UA) & Sara Santos (LabELing, CIDTFF, DEP, UA) |
A atividade “Navegando entre lenguas: all on board!” contou com 12 participantes vindos de várias escolas do país e uma professora que acompanhava um dos grupos.
Foi dinamizada uma única sessão e o feedback dos participantes relacionou-se com: i) a surpresa em relação ao que é um laboratório de línguas e ao trabalho que lá se faz; ii) a manifestação de desconhecimento da diversidade de línguas do mundo; iii) o entusiasmo perante a facilidade em compreender línguas parecidas à língua portuguesa, como o Francês e o Italiano, embora não as dominem.
Em suma, os alunos demonstraram curiosidade e interesse em saber mais e no final, quando questionados, referiram que gostavam de aprender mais porque consideraram que a duração da atividade foi demasiado curta.
26 abril . Social Networking to learn about languages and cultures! | Por Carolina Simões (LabELing, CIDTFF, DEP, UA) & Ricardo Torres (LabELing, CIDTFF, DEP, UA) |
A atividade “Social networking to learn about languages and cultures” foi dinamizada no dia 26 de abril, entre as 11h30 e as 12h15, pelos investigadores do LabELing Carolina Simões e Ricardo Torres.
Este ateliê, no qual participaram cerca de 25 alunos do 2.º ciclo do ensino básico, teve como finalidades sensibilizar para a diversidade linguística e cultural, alertar para os cuidados a adotar no uso das redes sociais e contribuir para a disseminação de conhecimentos da didática do plurilinguismo e da interculturalidade, numa perspetiva de comunicação de ciência.
26 abril . “O enredo de Ramiro: em busca da lua-cheia” | Por Carolina Simões (LabELing, CIDTFF, DEP, UA), Marina Mota (LabELing, CIDTFF, DEP, UA), Ricardo Torres (LabELing, CIDTFF, DEP, UA) & Valentina Piacentini (LabELing, CIDTFF, DEP, UA) |
A atividade “O enredo de Ramiro: em busca da lua-cheia” foi dinamizada uma única vez, no dia 26 de abril, entre as 10h30 e as 11h15, pelos investigadores do LabELing Carolina Simões, Marina Mota, Ricardo Torres e Valentina Piacentini. Inspirada no projeto ERASMUS+ “LoCALL: LOcal Linguistic Landscapes for global language education in the school context”, procurou explorar os conceitos de biografia linguística e de paisagem linguística através de uma lenda tradicional da cidade de Aveiro.
25 alunos do 4.º ano do 1.º CEB participaram na atividade, em estilo “saída de campo”, e tiveram de resolver vários desafios relacionados com a multiplicidade de línguas e linguagens que coabitam connosco, contactando também com elementos típicos da cultura local.
27 abril . App EduCITY com Realidade Aumentada no Campus da UA | Por Lúcia Pombo (LCD, CIDTFF, DEP, UA), Margarida M. Marques (LCD, CIDTFF, DEP, UA), Rita Rodrigues (LCD, CIDTFF, DEP, UA), Diogo Figueiredo, Rafael Fernandes & Julia Draghi 28 abril . Peddy-papper “UA Informa” sobre Sustentabilidade no Campus | Por Lúcia Pombo (LCD, CIDTFF, DEP, UA), Margarida M. Marques (LCD, CIDTFF, DEP, UA), João Ferreira-Santos, Diogo Figueiredo, Rafael Fernandes, Julia Draghi & Rita Rodrigues (LCD, CIDTFF, DEP, UA) |
Nos dias 27 e 28 de abril, alunos e professores de diferentes escolas tiveram a oportunidade de explorar a app EduCITY no âmbito do XPERIMENTA.
Nas três sessões, 130 alunos do ensino básico e secundário, de escolas de diferentes pontos do país (Porto, Cinfães e Murça – Vila Real), foram desafiados a percorrer o Campus da UA com a app EduCITY, guiados pelos jogos “EduCITY no campus da UA” e “UA Informa”.
Os jogos tinham como objetivo sensibilizar para a sustentabilidade ambiental e do campus da UA promovendo o estabelecimento de associações entre os conteúdos curriculares o espaço natural e construído da Universidade de Aveiro. Com a ajuda da mascote do projeto, o Flamingo, os alunos analisaram a realidade aumentada e os recursos educativos que auxiliavam na resposta aos desafios do jogo. As atividades contaram com a presença dos membros e colaboradores do EduCITY: Lúcia Pombo, Margarida M. Marques, Rita Rodrigues, João Ferreira-Santos, Rafael Fonseca, Diogo Figueiredo, Samantha Oliveira e Júlia Draghi.
No final os alunos responderam a um pequeno questionário de avaliação da atividade, onde destacaram que é interessante, divertida e ajuda a conhecer melhor a Universidade e a sustentabilidade. Por fim, foram ainda atribuídos prémios aos três grupos com melhor desempenho.
28 abril . “A vida que nos rodeia”: A biodiversidade na cidade de Aveiro | Por Cecília Guerra (CIDTFF, DEP, UA), Bruno Pereira, Filipa Pessoa & Margarida Patronilho |
Atividade dinamizada pelo Núcleo de Estágio de Biologia e Geologia da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (ESMS) do Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (MEBG 3.º CEB/Sec), do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (DEP/UA).
Realizou-se em duas sessões entre as 14h00 e as 16h00 do dia 28 de abril, cada sessão com a duração de 45 minutos, organizada pelos professores estagiários Filipa Pessoa e Bruno Pereira, a orientadora cooperante da ESMS Margarida Patronilho, e a orientadora científica do DEP/UA Cecília Guerra. Participaram 40 alunos do 10.º e 11.º anos de escolaridade de uma escola de Oliveira de Frades.
Consistiu na exposição de 7 pósteres científicos elaborados pelos alunos da turma 10.ºB da ESMS para a apresentação do “bilhete de identidade científica” de um ser vivo presente na região de Aveiro. A ideia partiu das aprendizagens em sala de aula como meio para mostrar como a biodiversidade que nos rodeia, em muitos aspetos desconhecida, nos permite observar o funcionamento dos ecossistemas, a conservação e interação entre espécies e com o ser humano, a sua classificação segundo o sistema de classificação de Whittaker modificado e algumas das suas características biomoleculares.
A recolha de depoimentos juntos dos participantes da atividade permitiu aferir sobre a importância do envolvimento de alunos na pesquisa e divulgação científica da biodiversidade biológica e biomolecular de seres vivos presentes na região aveirense. Esta exposição estará patente no átrio do DEP até 19 de maio, seguindo depois para a ESMS para ser exposta no Dia do Patrono (31 maio).
Pode ainda ser consultada no seguinte endereço: https://issuu.com/filipaperson/docs/xperimenta.
28 abril . Ambientação à Realidade Virtual: Xperimentar, jogar, partilhar | Por Daniela Pedrosa (CIDTFF, DEP, UA), Maria Castelhano (FEUP/INESCTEC, UAb) & Diana Almeida (CIDTFF – bolseira do PIC-EDU, DEP, UA) |
A Investigadora Daniela Pedrosa (CIDTFF/DEP/UA) em conjunto com as bolseiras do projeto Revealing Diana Almeida (Bolseira PIC-EDU – CIDTFF/UA) e Maria Castelhano (Bolseira UAb) dinamizaram no dia no dia 28 de abril, duas sessões de 45 minutos para alunos do ensino secundário (pré-universitário) com o objetivo de apresentar o Projeto Revealing e de ambientar os alunos à realidade virtual com capacete no seio educativo. As sessões tiveram um número limite de 8 vagas por questões de equipamento disponível, ambas as sessões tiveram as inscrições preenchidas.
Os participantes experimentaram a Realidade Virtual através do contacto com os Oculus Quest 2 e realizaram dinâmicas educativas sobre os cenários virtuais de aprendizagem (Puzzle digital e uma Escape Room).
A 1.ª sessão decorreu entre 11h30 – 12h30 que contou com a presença de 7 alunos e 1 professora de um Agrupamento de Escolas do Nordeste do País, que frequentam o 11.º ano do curso profissional Eletrónica, Automação e Computadores.
A 2.ªsessão decorreu entre as 15h-16h contou com a presença de 3 alunos: 1 aluna do 12.º ano numa escola do concelho de Leiria, e outros 2 alunos (da mesma turma) que frequentam o 11.º ano numa escola do concelho da Guarda.
De forma geral, todos os participantes gostaram da atividade, em particular da ambientação à realidade virtual, expressando pontos positivos da sua utilização como ambientes de aprendizagem.
Conheça aqui outras atividades dinamizadas durante o experimenta.
Tendo como públicos-alvo alunos do ensino secundário e alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos envolvidos na competição suprarreferida, o XPERIMENTA tem como objetivos captar estudantes , divulgar da oferta formativa de 1º Ciclo da UA, e promover a ciência e a tecnologia, despertando o interesse dos jovens para estas áreas do saber.