Suliane Porto (CIDTFF), Valentina Piacentini (CIDTFF) & Rui Vieira (CIDTFF) | Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, 4, e023005

Suliane Porto, Valentina Piacentini e Rui Vieira são autores do artigo publicado na “Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática” (RevIn, indexada na Qualis/CAPES, B1) no dia 20 de março.

Os autores são membros integrantes do programático Smart Knowldge Garden, bem como da equipa do SKG-JC dedicada à reconceitualização do Jardim da Ciência para este contexto de educação não formal em ciências se tornar um ambiente interdisciplinar. O artigo é um primeiro contributo para tornar visível este processo de reconceitualização, apresentando os avanços realizados até ao momento: 

  1. integração do Jardim da Ciência no SKG; 
  2. conceitualização de novos módulos (parceria universidade-empresa) e 
  3. reconfiguração do SKG-JC (articulação com os Laboratórios e os cursos do DEP); 
  4. avanços com respeito a trabalhos científicos. 

Resumo:

Em um mundo cada vez mais volátil é fulcral uma abordagem holística do conhecimento que contemple a reconceitualização dos espaços de ensino e aprendizagem. Os avanços do “Smart Knowledge Garden” (SKG) – projeto de uma unidade de investigação em educação que funciona como ambiente aberto e integrado de investigação, formação e disseminação – vão neste sentido. Destaca-se o processo de reconfiguração do “Jardim da Ciência” (JC) – espaço de educação não formal em ciências – numa perspetiva interdisciplinar. Apresentam-se um exemplo de atividade interdisciplinar e relativo guião, ações de articulação de cursos do ensino superior, assim como propostas de estudos futuros, para o SKG-JC.

ver mais

– – – – –

Referência:
Porto, S., Piacentini, V., & Vieira, R. (2023). O “Jardim da Ciência” como contexto de educação e investigação interdisciplinar: Uma trajetória para o Smart Knowledge Garden. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, 4, e023005. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/904