No passado dia 29 de março de 2023, a investigadora Rosa Maria Faneca (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro) dinamizou três ateliers dirigidos a alunos e professores do 2º ciclo do Ensino Básico da Escola Conde de Arnoso do Agrupamento D. Maria II de Vila Nova de Famalicão.

Com duração de 2h cada, contaram com a presença de 10 professores e 175 alunos.

Estas formações integraram o programa educativo “Escola Azul” do Ministério da Economia e Mar, ao qual o Agrupamento de Escolas D. Maria II se candidatou no passado ano letivo com o objetivo de criar gerações mais responsáveis e participativas, visando a sustentabilidade do Oceano.

Durante o workshop os participantes criaram e ilustraram microcontos, intitulados “Marés de Constos”, com recurso à técnica japonesa Kamishibai (Teatro de Papel). A originalidade da técnica envolveu os alunos na leitura de contos plurilingues, fomentando o espírito crítico e de iniciativa, e permitindo-lhes articularem disciplinas, com base na sustentabilidade, incentivando valores como interculturalidade e inclusão.