Susana Ambrósio, investigadora do CIDTFF, participou com duas comunicações na PCST (Public Communication of Science and Technology) Conference, subordinada ao tema “Creating Common Ground”, que decorreu entre os dias 11 e 14 de abril de 2023 em Roterdão, Países Baixos.

A investigadora dinamizou as comunicações “We had the researchers, the social actors, the institutional partner and we made a show. And now what?”, integrada na sessão “Insight talks: Evaluation and impact of science communication” de 12 de abril; e “Science communication in Social Sciences and the Media: the story of an improbable friendship”, em coautoria com Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA), integrada na sessão de “Visual papers: Science in mass and social media – research and practice” de dia 14 de abril.

Na primeira, deu a conhecer o programa Educação à Escuta (videocast e podcast), apresentou os resultados desta iniciativa de comunicação de ciência e levantou questões relacionadas com a avaliação do seu impacto.

Na segunda, apresentou as iniciativas de comunicação de ciência (H)À Educação – rubrica quinzenal no Diário de Aveiro – e o podcast na rádio TerraNova “Educação à Escuta”, destacando o modo como os media e as ciências sociais podem ser aliados na comunicação de ciência, criando pontes entre múltiplos atores; e a importância da colaboração de parceiros externos à academia como plataforma para uma comunicação de ciência mais inclusiva. Os dados encontram-se reunidos em formato de poster, que convidamos a conhecer.

Esta Investigação enquadra-se no âmbito do projeto SKG_ON – Science Communication within the Smart Knowledge Garden: enhancing Outreach in Education and Networking to foster the sustainability of CIDTFF’s research desenvolvido por Susana Ambrósio.

Foi ainda coautora de outras duas comunicações apresentadas na referida conferência: “Communication as an ingredient to foster student’s empowerment in rural territories: GOMA an educational active ecosystem of active citizenship” e “SciComm4all: tools to inspire scientists to connect with a multifaceted society”.

ver mais | programa e livro de resumos