Já se encontra disponível o livro de resumos da conferência do International Council for Educational Media, ICEM2022,  que decorreu de 12 a 14 de outubro de 2022 e que contou com a participação de vários investigadores do CIDTFF.

Moving on Towards ‘New Normal’ In Education – ICEM2022 Conference: Book of Abstracts” reúne resumos dos trabalhos apresentados na conferência, nomeadamente as comunicações da (co)autoria de investigadores do CIDTFF que aqui damos a conhecer.

O Simpósio “Technologies and Education: reports of experiences in teacher training in Portugal” (pp. 17-23 do livro de resumos), organizado por Susana Senos (ccTICua, DEP, UA) e Cecília Guerra (CIDTFF, DEP, UA), teve como comentadora a investigadora do CIDTFF, Daniela Pedrosa, que também dinamizou a comunicação “How to prepare future teachers to integrate ICT in their teaching and learning practices?!” no âmbito do simpósio.

Nas sessões paralelas podem ler-se os resumos das seguintes comunicações da (co)autoria de investigadores do CIDTFF:

• “Chemistry to City” (CtoC): a learning approach that brought Chemistry to Oliveira do Bairro city”, por Fátima Pires (UA) e Cecília Guerra (CIDTFF, DEP, UA) (pp. 74-75)
  • “Digital Citizenship Education – Training opportunities for Foreign Language Teachers”, por Ana Raquel Simões (CIDTFF, DEP, UA), Susana Senos (ccTICua, DEP, UA) e Mariana Coronha (DEP, UA) (pp. 99-100)
  • “The Project “Líderes Digitais” (Digital Leaders) and education for digital citizenship”, por Susana Senos (ccTICua, DEP, UA), João Grácio (ccTIC ESE/IP Setúbal), João Torres (ccTIC ESE/IP Setúbal) e Maria José Loureiro (ccTICua & CIDTFF, DEP, UA) (pp. 115-116)
  • “Inovação pedagógica com tecnologia digital: o que é e o que implica? Uma revisão integrativa de literatura”, por Paula Costa (CIDTFF, DEP, UA) e Margarida Lucas (CIDTFF, DEP, UA) (pp. 122-124)
  • “Co-regulated learning in initial teacher education: Strategies adopted by students during the development of ICT integration projects in Basic Education”, por Daniela Pedrosa (CIDTFF, DEP, UA) (pp. 128-129)
  • “A research methodologies competence framework for PhD students enrolled in doctoral studies in education”, por Luís Neves (CIDTFF, DEP, UA), Clara Coutinho (CIEC, UMinho) e Maria João Loureiro (CIDTFF, DEP, UA) (pp. 158-159)
  • “Ciclo de desenvolvimento das atividades do PEEC: análise, desenho, implementação, avaliação e redesenho”, por Patrícia Christine Silva (CIDTFF, DEP, UA) e Ana Valente Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA) (pp. 171-172)
  • “Ribeira de Emoções: uma sequência didática sobre emoções com recurso às TIC para alunos do 1º CEB”, por Maria Barbosa (DEP, UA), Paula Santos (CIDTFF, DEP, UA) e Maria João Loureiro (CIDTFF, DEP, UA) (pp. 173-174)
  • “Digital competence and information literacy: clarifying concepts based on a literature review”, por Daniel Cláudio Mbandje (CIDTFF, DEP, UA), Maria João Loureiro (CIDTFF, DEP, UA) e Margarida Lucas (CIDTFF, DEP, UA) (pp. 177-178)

Este evento incluiu, no total, 4 sessões plenárias, 7 workshops, 6 simpósios e 9 sessões paralelas de apresentação de comunicações, em que participaram professores e investigadores de instituições europeias e nacionais, entre eles um número relevante de doutorandos (portugueses e de outras nacionalidades) da Universidade de Aveiro que deram conhecer os seus trabalhos de investigação.

ver mais | livro de resumos

– – – – –

Referência:
Loureiro, A., Rocha, D., Messias, I., Oliveira, N. R., & Lopes, R. (eds.) (2022). Moving on Towards ‘New Normal’ In Education – ICEM2022 Conference: Book of Abstracts. Instituto Politécnico de Santarém. http://hdl.handle.net/10400.15/4372