Paula Nelas, Manuela Ferreira, Marília Rua (CIDTFF), Maria José Santos & Sofia Campos | In Literacia em saúde e estilos de vida em contexto educativo, pp. 132-141

Excerto:

Portugal, Ministério da Saúde, Direção-Geral da Saúde (DGS, 2021) cita a Organização Mundial da Saúde, para referir que a Literacia em Saúde “é o grau em que os indivíduos têm a capacidade de obter, processar e entender as informações básicas de saúde para utilizarem os serviços e tomarem decisões adequadas de saúde”.

É através da Literacia em Saúde que os indivíduos se encontram capacitados para tomar decisões fundamentadas para a saúde, uma vez que baixos níveis de Literacia em Saúde se encontram associados a mais episódios de doença e menor prevalência de atitudes individuais preventivas no campo da saúde, com perda de qualidade de vida.

Tendo em consideração que a Literacia em Saúde Sexual e Reprodutiva faz parte integrante da Literacia em Saúde e implica comportamentos individuais, relações interpessoais, reflexões e intervenções (atentas aos valores e conhecimento da realidade), respeito pelos direitos, garantias e liberdades e envolvimento da sociedade civil para que esta possa influenciar os programas governamentais, salientamos que a promoção da Literacia em Saúde Sexual e Reprodutiva deve ser estimulada e incrementada, através da educação sexual e reprodutiva (iniciada e assumida pelos pais e complementada pela escola e pelos profissionais de saúde).

ver mais

– – – – –

P. Nelas, M. Ferreira, M. Rua, M. J. Santos, & S. Campos (2022). Fatores promotores da literacia em saúde sexual e reprodutiva em estudantes do ensino superior. In M. Ferreira, S. Campos & A. P. Cardoso (coords.), Literacia em saúde e estilos de vida em contexto educativo (pp. 132-141). Edições Esgotadas. https://www.wook.pt/ebook/literacia-em-saude-e-estilos-de-vida-em-contexto-educativo/28435587