Ana Carolina do Nascimento Ramos, Marina de Lira Pessoa Mota (CIDTFF), Cecília Vieira Guerra (CIDTFF) & Cristina Manuela Sá (CIDTFF) | Investigações em Ensino de Ciências, 28(1), pp. 176-189

Resumo:

Este estudo visa identificar os conteúdos curriculares portugueses que estão relacionados com o tema “Educação para a Saúde”, com foco no currículo do Ensino Básico[1], nomeadamente no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 2.º CEB). A questão de investigação é: que áreas da saúde estão a ser contempladas nos documentos curriculares portugueses? Para tal, foi realizada uma análise documental com foco nos documentos curriculares portugueses relativos às Aprendizagens Essenciais (2018 e 2021) de todas as áreas curriculares (47 documentos). A análise documental consiste na leitura superficial, seguida pela leitura crítica e posterior interpretação das informações. Os resultados indicam a presença da Educação para a Saúde nos documentos curriculares portugueses, mas sem interligação das diversas áreas do saber e com pouca exploração de certas áreas da Saúde presentes em documentos internacionais orientadores da Educação para a Saúde. Conclui-se que Portugal considera a Educação para a Saúde como parte integrante do currículo, mas pode ainda melhorar a abordagem e distribuição entre as diferentes áreas da Saúde.

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Referência:
Ramos, A. C. do N., Mota, M. de L. P., Guerra, C. V., & Sá, C. M. (2023). A educação para a saúde nos primeiros anos de escolaridade em Portugal: uma perspetiva a partir dos documentos curriculares oficiais portugueses. Investigações em Ensino de Ciências, 28(1), 176-189. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p176