O SciComPT 2023, a principal conferência nacional de comunicação de ciência, decorreu de 3 a 5 de maio de 2023, em Bragança, Portugal, subordinada ao tema “Transformar” e contou com contributos de várias investigadoras do CIDTFF.
Susana Ambrósio (CIDTFF, DEP, UA) foi coautora da comunicação “SCICOMM4ALL: providing science communication training for researchers”, com Raquel Branquinho (Universidade do Porto, REMA), Rita Ponce (Universidade Lusófona), Héloïse Dufour(Le Cercle FSER), Fanny Bilak (Le Cercle FSER), Máté Varga (Department of Genetics, Budapest), Lucia Martinelli (MUSE – Science museum), e apresentada por Miguel Ferreira (CFE, Universidade de Coimbra) na Sessão “Breves 4 – Ferramentas para a Comunicação” de 4 de maio de 2023.
A sessão incluiu ainda as apresentações “O potencial das infografias em comunicação da ciência”, “Aumentar a visibilidade online através da comunicação de ciência”, “A formação em comunicação de ciência: o impacto das culturas científicas” e “Como se caracterizam os livros de divulgação científica da ciência aberta?”.
Mariana R. P. Alves (investigadora do CIDTFF e co-directora da iniciativa Cartas com Ciência), apresentou a comunicação breve “Avaliar para aprender: resultados preliminares de programas Cartas com Ciência”, em coautoria com Rafael Galupa (Cartas com Ciência) e a Equipa Cartas com Ciência, integrada na sessão “Breves 8 – Diversidade, Acessibilidade, Equidade e Inclusão” de dia 5 de Maio, dia em que se celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o aniversário da Cartas com Ciência. [fotografias de Sílvio Mendes]
Na mesma sessão foram apresentadas comunicações breves sobre iniciativas como “Ciência Di Noz Manera”, “Um estudo sobre o preconceito de género na Engenharia”, “Explicanimando” e “As redes sociais como ferramenta de apoio ao ensino”.
Nesta apresentação, enquadrada no âmbito do projeto de investigação de Mariana Alves, integrado no EDUCA_Lab do CIDTFF e da parceria CIDTFF – Cartas com Ciência desde junho 2020, deu a conhecer resultados preliminares da avaliação de impacto nas perceções sobre a ciência de turmas participantes em programas educativos Cartas com Ciência.
A parceria inclui diversas atividades coordenadas pelas investigadoras do CIDTFF, Ana Raquel Simões, Betina Lopes e Susana Ambrósio, envolvendo mais de uma dezena investigadores do Centro, nomeadamente o projeto de doutoramento da investigadora Helena Caçador (CIDTFF, DEP, UA).
Ana Botelho, estudante do curso de Mestrado em Biologia Marinha Aplicada (Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro) apresentou, no dia 5 de maio, a comunicação oral intitulada “À descoberta do intertidal rochoso da praia da Nazaré: investigar para comunicar”. Esta comunicação resulta do trabalho de mestrado de Ana Botelho, orientado por Ascensão Ravara (CESAM/COBI/UA) e Cecília Guerra (CIDTFF/DEP/UA, coordenadora do projeto EmpowerScienceEDU).
A apresentação integrou-se na sessão “Breves 10 – Percursos e Território”, na qual foram também apresentadas as comunicações “De percursos a passeios químicos: análise de mais de dez anos de evolução”, “Tenerife Camina: aprender haciendo, concienciarnos divulgando”, “Transformar o olhar! Vis(i)tas com ciência” e “Equipamentos para a educação ambiental e a sustentabilidade do turismo duriense”.