12 junho, 2023 | 14h00 | Videoconferência

Realizam-se no dia 12 de junho de 2023, pelas 14h00, por videoconferência, as provas do Programa Doutoral em Educação – Administração e Políticas Educacionais de Tânia Maria Dantas Flores, com o título “Metanálise da Política Pública PROEJA no Estado da Bahia – Brasil”.

Tânia Maria Dantas Flores é orientada por Dora Maria Ramos Fonseca (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro).

ver mais | Acesso às provas públicas

Resumo:

A “Metanálise da política pública Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos -PROEJA – no estado da Bahia-Brasil” teve como objetivo central avaliar os impactes do PROEJA quanto à sua finalidade de incluir, no sistema educacional, o público da EJA com vista à elevação da escolaridade e a sua inclusão no mundo do trabalho por meio da qualificação profissional. Para tanto, foram selecionadas três categorias de análise para análise do processo de inclusão: o acesso, a permanência e a conclusão. Para ler e interpretar essa realidade, construiu-se um arquétipo teórico que permitisse a percepção e compreensão dos ditos (plano dos discursos) e dos não-ditos, dos sentidos implícitos e dos explícitos, nem sempre textualizados, mas manifestados onticamente no plano da ação. Assim, à luz da teoria pós-fundacional (Heidegger), do ciclo de políticas de Ball (1992) e da pós-democracia (Crouch), foi possível perceber e analisar os abismos que permeiam o modo de execução da política e compreender porque, no plano da ação, seus efeitos não são efetivamente os almejados pelo plano dos discursos. Essa incongruência não é casual nem equivocada, e à luz do referencial teórico assumido pode constituir-se como uma estratégia de contenção do espaço político através do contingenciamento das pautas populares, ou, como prefere Crouch (2004), uma espetacularização, uma encenação de democracia.