O que tem o CONSUMO SUSTENTÁVEL a ver com o CIDTFF? Vejamos apenas dois pontos: missão e pessoas.

Missão

Qual é a Missão do CIDTFF? […] produzir conhecimento capaz de contribuir para a formação de cidadãos capazes e críticos e para a criação de um mundo melhor (página de apresentação do CIDTFF).

E de que falamos quando falamos em CONSUMO SUSTENTÁVEL? Segundo a ONU falamos em garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e consciencialização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza (https://unric.org/pt/objetivo-12-producao-e-consumo-sustentaveis/).

Ora, para garantir informação, há que produzir conhecimento. E para essa informação ser relevante e as pessoas terem consciência que podem fazer escolhas, é preciso ensiná-las a serem cidadão capazes e com consciência crítica. E isto é, exatamente, trabalharmos em conjunto para a criação de um mundo melhor. Portanto, no CIDTFF todos temos por missão, também, pensar em Consumo Sustentável. Vamos a isso, então!

Pessoas-investigadores

Qual o papel das pessoas no CIDTFF? E qual o papel das pessoas quando falamos em CONSUMO SUSTENTÁVEL?

O CIDTFF é feito de pessoas, por pessoas e para as pessoas. O CONSUMO SUSTENTÁVEL também. As pessoas são, pois, um elemento-chave comum e fundamental aos dois temas. Sem as pessoas não há investigação e, em última análise, sem pessoas não existia o CIDTFF. Ora, sem pessoas, como falaríamos em EDUCAR? Como falaríamos em promover o diálogo, transmitir conhecimentos e impulsionar a criatividade? E acrescentava mais: as pessoas-investigadores, elementos base de uma Unidade de Investigação como é o CIDTFF, são também aquelas que, de uma forma privilegiada, maior responsabilidade têm em passar o conhecimento, em trabalhar para informarem de forma clara e suportada em evidências, e em comunicar ciência.

Desafio para esta semana:

Visite a página da DECOPROTESTE, disponível em https://www.deco.proteste.pt/casaenergia/consumo-sustentavel/noticias/habitos-sustentabilidade-portugal-meio-tabela. É capaz de, numa frase breve, responder à questão: Portugal é um país com hábitos de sustentabilidade? Envie-nos as suas respostas para margarida.pinheiro@ua.pt.

Por hoje, deixamos-vos com esta mensagem: faz sentido falar de CONSUMO SUSTENTÁVEL dentro do CIDTFF. Mas se esta rúbrica é o Projeto do Mês, qual o projeto que está aqui associado ao CONSUMO SUSTENTÁVEL? É o que vamos ver no próximo dia.