No dia 29 de maio foi implementado o jogo do EduCITY “Recursos Naturais por Aveiro”, criado pelas estudantes da Universidade de Aveiro, Beatriz Cordeiro e Lara Santos, em parceria com uma turma do 8.ºano de escolaridade da Escola Secundária José Estêvão.

No âmbito da prática de ensino supervisionada (PES) do curso de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o jogo foi desenvolvido durante as aulas de Ciências Naturais da turma do 8º ano. Os principais objetivos desta iniciativa foram ajudar a promover nos alunos a capacidade de questionamento, o trabalho colaborativo e a aprendizagem da temática “Recursos Naturais” e a sua exploração, assim como apelar a uma utilização mais sustentável.

Esta atividade pode ser considerada como um benefício, tanto para os alunos que nela participaram, como também para comunidade Aveirense e visitantes da cidade, uma vez que irá ficar disponível na app EduCITY, estando acessível a todos. Este jogo, para além de ir de encontro à temática “Recursos Naturais”, constituiu uma oportunidade para que os alunos envolvidos pudessem explorar a própria cidade, desenvolver as suas capacidades de questionamento, incentivando, ao mesmo tempo, o trabalho colaborativo entre eles.

As estudantes envolvidas na PES, Beatriz Cordeiro e Lara Santos, contaram com o apoio, orientação e auxílio da investigadora Margarida M. Marques, do CIDTFF da Universidade de Aveiro, e da professora Manuela Cristina Sardo, professora cooperante e titular da turma na disciplina de Ciências Naturais.