Teresa S. Ferreira, Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF) & Inês Cardoso (CIDTFF) | Desenvolvimento de Materiais Didáticos para Português como Língua Não Materna: Experiências e desafios, pp. 83-102

Excerto da introdução:

“Posicionando-se contra uma conceção monolingue do ensino-aprendizagem de línguas, Teresa S. Ferreira, Sílvia Melo-Pfeifer e Inês Cardoso defendem, no Capítulo 4, “Mobilização da competência plurilingue em materiais de Português como Língua Não Materna: um estudo de duas gramáticas pedagógicas”, a adoção de abordagens pedagógicas plurais, que mobilizem os conhecimentos linguísticos prévios dos aprendentes e promovam a reflexão sobre as diferenças e as semelhanças entre línguas e entre variedades de uma língua. No seu texto, as autoras definem alguns princípios para a elaboração de materiais didáticos assentes nestas abordagens plurais, demonstrando as suas potencialidades através da análise de duas gramáticas pedagógicas de PLNM.”

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Referência:
Ferreira, T. S., Melo-Pfeifer, S., & Cardodo, I. (2023). Mobilização da Competência Plurilingue em Materiais de Português como Língua Não Materna: Um Estudo de Duas Gramáticas Pedagógicas. In C. Castro, A. Madeira & M. J. Grosso (coord.), Desenvolvimento de Materiais Didáticos para Português como Língua Não Materna: Experiências e desafios (pp. 83-102). LIDEL