No dia 5 de junho de 2023 foi implementado o jogo do EduCITY “RiAveiro”, criado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro (UA) com uma turma do 4.º ano de escolaridade do Colégio Português.

Um dos principais objetivos desta atividade é a promoção de questionamento e de trabalho colaborativo através da construção de um jogo interdisciplinar tendo por base uma aprendizagem situada, que relaciona os conteúdos abordados em contexto formal num ambiente de um parque citadino.

O jogo foi implementado nos jardins da Fonte Nova em Aveiro, integrando seis pontos de interesse num total de 12 questões com feedback que inclui recursos educativos diversos, em temáticas como educação visual, matemática, biodiversidade, cultura geral, tradições aveirenses, apelando sempre à observação in loco.

Trata-se da Prática Pedagógica Supervisionada de Ana Rita Carneiro e Adriana Mateus, com orientação de Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA) e de Henrique Pereira, professor cooperante e titular da turma. A atividade contou com o apoio de quatro membros da equipa EduCITY: Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA), Rita Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA), Diogo Figueiredo e Júlia Draghi.

O jogo “RiAveiro” estará disponível na app EduCITY para que possa ser jogado pela comunidade Aveirense e visitantes da cidade.

Galeria fotográfica disponível aqui.