Na semana passada falámos da CONSUMO SUSTENTÁVEL e do CARE. E deixámos-vos um desafio: numa frase breve, responder à questão: Porque é que o projeto CARE é importante? Neste caso não há frases vencedoras, mas podemos destacar: Porque está desenhado para sensibilizar, consciencializar e educar o consumidor comum, mas também porque o CARE procura desafiar a sociedade e os decisores políticos a serem mais ativos na promoção de boas práticas de consumo e desenvolvimento de negócios sustentáveis. Obrigada a todos os que nos enviaram mensagens.

Para hoje, o tema é: O que têm os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a ver com o CARE?

Já adivinharam, certo? Sim, é exatamente isso: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam um apelo urgente à ação de todos os países (…) para que definam estratégias que melhorem a saúde e a educação, reduzam a desigualdade e estimulem o crescimento económico – ao mesmo tempo que combatem as alterações climáticas e preservam os ecossistemas. Pensados para serem desenvolvidos durante a década de 2020-2030, conhecida com a década da ação, os ODS definem as prioridades e aspirações globais para 2030 em
áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e daqueles que ainda estão para vir
(https://ods.pt/ods/).

Ora, como já falámos, o objetivo máximo do CARE é, exatamente, promover um consumo sustentável traduzido nas mais diversas formas, e contribuir para a saúde do planeta, dos indivíduos e das comunidades.

Desafio para esta semana:

visite o site do Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental das Nações
Unidas, disponível em https://unric.org/pt/Objetivos-de-Desenvolvimento-Sustentavel/. É capaz de, rapidamente, responder à questão: De todos os 17 ODS, qual é aquele com o qual o CARE se encontra mais alinhado? Envie-nos as suas respostas para margarida.pinheiro@ua.pt.

Por hoje, deixamos-vos com esta mensagem: faz sentido falar de ODS quando nos referimos ao projeto CARE. Mas se esta rúbrica é o Projeto do Mês, onde podemos saber mais sobre o projeto CARE? É o que vamos ver no próximo dia.