Na semana passada falámos da ODS e CARE. E deixámos-vos um desafio: De todos os 17 ODS, qual é aquele com o qual o CARE se encontra mais alinhado? E sim, neste caso uma resposta óbvia é o ODS 12, porque se refere à Produção e Consumo Responsáveis e apela a que todos tenhamos um consumo consciente, visível na hora de adquirir um produto ou um serviço, mas também em casa, utilizando, de forma eficiente, os recursos de que dispomos. E é precisamente aqui que o CARE se enquadra, porque se propõe a contribuir para fomentar o consumo sustentável na Europa. Obrigada a todos os que nos enviaram mensagens.
Para hoje, o tema é: Onde podemos saber mais sobre o projeto CARE?
Já adivinharam, certo? Sim, Procurando no Google, com a palavra-chave CARE, rapidamente acedem ao site oficial do projeto, disponível em https://careforplanet.eu/. Se a curiosidade vos levou até ao site, descobriram que o mesmo se apresenta em 4 línguas (inglês, espanhol, italiano e português), e organizado em 8 separadores (Início, Projeto, Parceiros, Conhecimento, EduCARE, PROMOBIZ, Associados e Notícias). Pelo teor dos conteúdos que dão corpo a cada um deles, destacamos aqui a parte do EduCARE e a parte do PROMOBIZ.
O separador EduCARE apresenta-se como um dos resultados intelectuais mais importantes do projeto, uma vez que aqui se encontram disponíveis, um conjunto de 20 cursos de nível básico (especialmente orientados para o público em geral) e 20 cursos de nível avançado (especialmente orientados para formadores e adultos maduros). Cada um destes 40 cursos é dedicado a uma temática (comum aos dois níveis, mas trabalhada de forma diferenciada). As temáticas consideradas são: (i) Conceito de consumo responsável; (ii) Implicações económicas do consumo e produção responsáveis; (iii) Preocupações e implicações sociais e culturais; (iv) Implicações e impactos ambientais; e (v) Recomendações para ser um consumidor mais responsável. A metodologia de ensino do Edu-CARE tem por base soluções inovadoras de microformação em 4 áreas: alimentação, vestuário, mobilidade e utilização de recursos.
O separador PROMOBIZ funciona como uma incubadora de ideias para a receção de propostas de consumidores e pessoas com vocação empreendedora. O principal objetivo deste espaço é o de identificar iniciativas e novas oportunidades de negócio que possam ir ao encontro das premissas do projeto. Estas propostas serão submetidas a um processo de estudo e análise da sua viabilidade por parceiros do projeto com experiência em consultoria empresarial. Essa análise poderá conduzir à eventual apresentação das melhores propostas a organismos públicos para a promoção do empreendedorismo, em cada país parceiro.
Desafio para esta semana: visite a página do projeto CARE, disponível em https://careforplanet.eu/. A questão que vos deixamos hoje pode ser difícil: O que o cativou no projeto CARE? Porquê? Envie-nos as suas respostas para margarida.pinheiro@ua.pt.
Por hoje, deixamos-vos com esta mensagem: faz sentido conhecemos mais sobre o projeto CARE. Mas se esta rúbrica é o Projeto do Mês, onde podemos ouvir mais e colaborar com o projeto CARE? É o que vamos ver no próximo dia.