O SKG-JC avança mais uma etapa, em Lisboa, no dia 4 de julho de 2023.
No âmbito dos Projetos Programáticos do CIDTFF, em particular do Smart Knowledge Garden (SKG), encontra-se em curso a reconceptualização do Jardim da Ciência (JC) – um ambiente exterior de educação não formal para atividades de educação em ciência – com a finalidade de o alinhar com uma abordagem mais integrada e interdisciplinar, num processo participativo denominado SKG-JC, que envolve membros do CIDTFF e parceiros.
Este processo tem ocorrido através de: 1) reconfiguração dos módulos existentes do JC, com o envolvimento dos Laboratórios do CIDTFF e dos estudantes de cursos ministrados no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA); e 2) conceptualização de novos módulos inter/transdisciplinares em parceria com a Toyno, um estúdio de design.
No dia 4 de julho foi realizado em Lisboa, na sede da empresa Toyno, o workshop com o público-alvo das visitas ao JC (crianças entre 4 e 12 anos) para testagem das interações/atividades concebidas para o novo módulo SKG-JC. O processo contou com a participação da equipa de designer da empresa e com a colaboração da investigadora Valentina Piacentini e a bolseira de investigação Suliane Porto do CIDTFF.
No workshop foi possível simular situações de interação das crianças com as dinâmicas propostas para as quatro estações – Cidade, Salinas, Sabores, Moliceiro – que compõem o novo módulo agregador, e assim testar a funcionalidade dasdinâmicas e identificar pontos de melhoria.
Próximas fases
Ainda em julho será concluída a primeira fase do processo de co-construção do módulo agregador, da qual resultará um projeto prévio, com definição de experiências, conteúdos e narrativas, proposta gráfica de equipamentos e ambientes do SKG-JC. Em setembro, membros SKG-JC e docentes de Unidades Curriculares (UCs) do DEP-UA serão novamente envolvidos para contribuir a conceber as “atividades complementares” para o módulo e suas estações. Igualmente, será fundamental que a equipa trabalhe para o desenvolvimento de textos e representações com diferentes níveis de complexidade, para poder abranger tanto os visitantes entre os 4 e 12 anos como um público mais adulto.