Teve lugar, na Universidade de Aveiro, ao longo dos dias 5, 6 e 7 de julho de 2023 o Encontro Ciência 2023 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, este ano centrado no tema “Ciência e Oceano para além do horizonte”, que contou com contributos, em forma de poster, de doutorandos do CIDTFF.
Temos registo de 12 posters que damos a conhecer:
- Diagnose das imagens das línguas e do Outro de uma comunidade escolar: os resultados dos inquéritos por questionário | Sara Santos (CIDTFF), Ana Raquel Simões (CIDTFF) & Susana Pinto (CIDTFF)
- Analysis of short videos in TikTok for learning Portuguese as a foreign language | Yidi Zhang (CIDTFF), Margarida Lucas (CIDTFF), Pedro Bem-Haja & Luís Pedro
- Formação de professores do Ensino Superior para implementação de metodologias ativas em Espaços Flexíveis de Aprendizagem | Gabriela Reses (CIDTFF), Vânia Carlos (CIDTFF) & Sandra Soares
- Percursos de In(ex)clusão Social no Ensino Profissional: Primeiros resultados de um projeto em (co)construção | Ana Traqueia (CIDTFF), Manuela Gonçalves (CIDTFF) & Rosa Madeira (CIDTFF)
- Educadores do hoje e do amanhã: Um estudo-piloto sobre perceções de graduandos e pós-graduandos da Universidade de Aveiro sobre relações de género e sexualidade na escola
- Marcus Pereira Junior (CIDTFF), Filomena Teixeira (CIDTFF) & Ana Valente Rodrigues (CIDTFF)
- Das nossas línguas, vê-se o Guadiana: proposta educativa bi/plurilingue e intercultural no contexto da Raia luso-espanhola | Carolina Lourenço-Simões (CIDTFF), Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) & María Matesanz del Barrio
- Formação contínua de professores para uma prática docente intercultural e bi/plurilingue: Um estudo de caso na fronteira luso-hispânica” | Andrea Ulhôa (CIDTFF) & Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF)
- Aconselhamento no Luto: a formação especializada no contexto português – update | Cristina Felizardo (CIDTFF), Paula Santos (CIDTFF) & Margarida Cerqueira
- O contributo do laboratório gramatical para a relação entre a gramática e a escrita | Tatiana Braz Pereira (CIDTFF)
- Formar professores do 1.º CEB através do Challenge Based Learning, STEAM e a Educação para a criatividade | Erika Ribeiro (CIDTFF), Ana V. Rodrigues (CIDTFF) & Jen Katz-Buonincontro
- Desenvolvimento do pensamento crítico e criativo no Ensino Superior: Proposta de um programa de formação didático-pedagógica para docentes | Engrácia Vica (CIDTFF), Violeta Clemente & Rui M. Vieira (CIDTFF)
- A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: desenvolvimento de um recurso didático interativo | Marina Mota (CIDTFF), Cristina Manuela Sá (CIDTFF) & Cecília Guerra (CIDTFF)
Também a investigadora do CIDTFF Dionísia Laranjeiro participou com 2 posters sobre os projetos “BESIDE” (poster 1044) e “Win-Big” (poster 1049), com a equipa do CESAM, e participou do desenvolvimento de dois outros posters sobre os projetos “RESTORE4Cs” (poster 1050) e “A-AAGORA” (poster 1041), como membro da equipa UA destes.
O “Encontro Ciência” trata-se do maior evento da ciência em Portugal, tendo como finalidade contribuir para a dinamização de um amplo debate sobre os principais tópicos e desafios da agenda científica, estimulando a participação e a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.
As gravações das sessões plenárias e várias entrevistas estão disponíveis no canal de YouTube do Encontro Ciência.







