O III Encontro Internacional Sinergias para a Transformação Social, subordinado ao tema “Educação, Transformação Social e Cidadania Global: debates, caminhos e sentidos do político” teve lugar, entre os dias 6 e 7 de julho de 2023, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e contou com a participação de vários investigadores do CIDTFF.

Engrácia Vica (CIDTFF, DEP, UA) participou com uma comunicação inserida na sessão do Eixo 2 “Supressões e silêncios <-> Participação e integração” da sessão “Cículos de Aprendizagem – Comunicações Orais” de dia 6 de julho de 2023, intitulada “O que pensar e como pensar: Uma reflexão sobre expectativas e realidades da educação atual”.

Nesta comunicação deu a conhecer um estudo que pretende refletir, a partir de revisão de literatura, “em que medida a transmissão de conhecimentos e o desenvolvimento do pensamento crítico se constituem como expectativa e ou realidade da educação atual”. O resumo está disponível na página 28 do “programa final e livro de resumos”.

Na mesma sessão foram também apresentadas “A integração como veículo promotor de cidadania”, “Florir no Inverno da Vida”, “Identidades acadêmicas em contexto de transformação: percepções de docentes universitários/as sobre as dimensões de seu trabalho”, “Pensar a Cidadania e Desenvolvimento no Ensino Secundário como alavanca para a participação e integração dos jovens cidadãos”.

Também neste dia, Mónica Lourenço (CIDTFF, DEP, UA), Andreia Reis e Francisco Parrança da Silva (CIDTFF, DEP, UA) estiveram presentes com a comunicação “Disruptions as opportunities for action and positive change: narratives from a community of practice in the making” inserida na sessão do Eixo 3 “Obediências e Desconfortos <-> Rupturas e alternativas”.

Nesta comunicação, apresentaram um estudo de caso que teve como objetivo compreender como uma Comunidade de Prática sobre educação para a cidadania global pode ser um lugar disruptivo com potencial de transformação individual, coletiva e comunitária. O resumo da apresentação está disponível na página 32 do livro de resumos do encontro.

A sessão incluiu também as comunicações “A infância e o direito à habitação na cidade de Braga”, “Formação de docentes para a desobediência!”, “Interseções: desafios da igualdade entre mulheres e homens na educação para o desenvolvimento”, e “Percursos formativos e profissionais dos diplomados do ensino superior – a influência do capital social e cultural”.

Mariana R. P. Alves (investigadora do CIDTFF e co-directora da iniciativa Cartas com Ciência), apresentou a comunicação oral “Cartas com Ciência: paradoxos e estratégias na construção e prática de espaços de diálogo”, em coautoria com Rafael Galupa (Cartas com Ciência) e a Equipa Cartas com Ciência, integrada na sessão do Eixo 4 “Polarizações e barreiras <-> Diálogo e colaboração” do mesmo dia.

Na mesma sessão terão sido apresentadas as comunicações orais (de acordo com programa final) “As atitudes populistas e pluralistas de jovens-adultos/as: quais as relações com dimensões ligadas à política e às emoções?”, “Democracia enquanto ferramenta conceptual de desobediência epistémica na Educação para o Desenvolvimento”, “Pensar, questionar, decidir: A psicologia e o desenvolvimento humano”, e “Por detrás do espelho: A (in)visibilidade da Mulher em situação de Sem-Abrigo”.

Nesta apresentação (cujo resumo se encontra disponível na página 38) enquadrada no âmbito do projeto de investigação de Mariana Alves, integrado no EDUCA_Lab do CIDTFF e da parceria CIDTFF – Cartas com Ciência desde junho 2020, deu a conhecer e discutiu paradoxos e estratégias na construção dos programas educativos Cartas com Ciência.

Na mesma conferência, Mariana R. P. Alves co-apresentou a (des)instalação “Manifesto ‘Pessoas educadoras- pessoas educandas nos confessamos…’”, em conjunto com Gil Pereira (Associação Famalicão em Transição) e Sandra Machado (Fundação Gonçalo da Silveira), que visou convidar as pessoas que frequentaram Encontro Internacional, a reagir, enriquecer e interagir com o Manifesto (que parte de um exercício de reflexão inicial de algumas pessoas participantes na Escola Comunitária da Golegã, do projeto Sinergias ED, depois retomado por um outro grupo de pessoas integrantes da Comunidade Sinergias ED) e o que este poderá provocar nas suas experiências, crenças e visões.

A parceria CIDTFF- Cartas com Ciência inclui diversas atividades coordenadas pelas investigadoras do CIDTFF, Ana Raquel Simões, Betina Lopes e Susana Ambrósio, envolvendo mais de uma dezena investigadores do Centro, nomeadamente o projeto de doutoramento da investigadora Helena Caçador (CIDTFF, DEP, UA).