A obra “Margens: glossário especializado da área de ensino e aprendizagem da língua portuguesa”, organizada por Tábata Quintana Yonaha e Alexandre Ferreira Martins, conta com a participação das investigadoras do CIDTFF, Filomena Martins e Madalena Teixeira.
Descrição:
O Glossário Especializado da Área de Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa – Margens – é resultado de um projeto desenvolvido no âmbito do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A sua principal característica é o agrupamento sistematizado de termos de alta frequência na literatura dessa área, resultante de um processo rigoroso de tratamento de dados, compilação de corpus, levantamento dos vocábulos, análise dos itens e posterior definição dos termos que compõem a presente edição do Margens.
Esta iniciativa é um movimento em prol do fortalecimento do pluricentrismo, uma vez que busca amplificar a representatividade da diversidade teórico-metodológica das diferentes comunidades epistêmicas nas quais a língua portuguesa é utilizada.
Espera-se que este documento possa contribuir para o estabelecimento de parcerias e diálogos contínuos entre profissionais da Área de Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa.
Este glossário encontra-se em acesso aberto na Biblioteca Digital Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG).
As participações das investigadoras podem ser encontradas entre as páginas 81 e 84 – entrada sobre “Ensino” por Madalena Teixeira – e entre as páginas 85 e 89 – texto referente a “Aula” por Filomena Martins.
– – – – –
Referências:
Teixeira, M. (2023). Ensino. In T. Q. Yonaha, A. F. Martins (Coords.), Margens: glossário especializado da área de ensino e aprendizagem da língua portuguesa (pp. 81-84). FUNAG. https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-1233
Martins, F. (2023). Aula. In T. Q. Yonaha, A. F. Martins (Coords.), Margens: glossário especializado da área de ensino e aprendizagem da língua portuguesa (pp. 85-89). FUNAG. https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-1233