Rosa Madeira, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, foi convidada de uma mesa-redonda no ENCO(M)TER – Encontro Nacional “Comunidades Marginalizadas: Transformar a Educação”, que teve lugar no dia 12 de julho de 2023, em Braga.
A investigadora foi uma das convidadas do segundo painel, intitulado “O Papel da Educação Não Formal para a Inclusão”, que teve como principal objetivo proporcionar um espaço de partilha de experiências e práticas relacionadas com a educação não formal e o seu contributo para a promoção da inclusão.
Esta mesa-redonda pretendeu explorar os desafios e oportunidades neste contexto, identificando abordagens eficazes e soluções inovadoras. Foi também dedicado tempo para a reflexão acerca de políticas inclusivas, discutindo o papel complementar e reforçador da educação não formal em relação à educação formal. Ambicionou inspirar os participantes a adotarem abordagens inclusivas, através da apresentação de boas práticas, ferramentas e estratégias bem-sucedidas utilizadas na educação não formal, com o objetivo de promover a construção de comunidades mais inclusivas e equitativas.
O ENCO(M)TRE visou promover a discussão entre membros ativos da comunidade educativa, proporcionando um debate e reflexão sobre as medidas e práticas educativas aplicadas atualmente em Portugal, tanto no contexto de educação formal como nos contextos de educação não formal.
Este evento, que procurou reunir profissionais e especialistas de contextos educativos formais e não formais na temática da inclusão e diversidade escolar, com o intuito de promover a partilha de ideias, insights e perspetivas, incluiu as seguintes temáticas:
– Medidas de inclusão na educação formal.
– O papel da educação não formal para a inclusão.
– A promoção da inclusão e da diversidade enquanto política e prática no contexto educativo.
– Ferramentas, estratégias e programas de intervenção promotores da inclusão nos diversos contextos de educação.