Teve lugar na Universidade de Aveiro, entre 12 e 14 de julho de 2023, o Research Summit 2023, subordinado ao tema “Sociedades Inclusivas, inovadoras e sustentáveis”, que contou com vários contributos por investigadores CIDTFF.

O programa foi constituído por um primeiro dia dedicado a conferências, em formato totalmente presencial; e dois dias, em formato essencialmente presencial dedicado a várias apresentações (em formato pitch) por estudantes.

O primeiro dia incluiu uma apresentação pela investigadora do CIDTFF, Ana Isabel Andrade, intitulada “Sustainability, inclusion and innovation: around vital teacher education pathways”.

No segundo e terceiro dias tiveram luga várias apresentações por doutorandos de Programas Doutorais afetos ao CIDTFF (Educação, Multimédia em Educação e História das Ciências e Educação Científica) e por estudantes envolvidos no PIC-Edu – Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação, das quais destacamos:

Painéis “Education” e “Education & History of Sciences and Scientific Education”

  • Teaching experimental sciences program in primary education: from curricular organization to learning assessment | Patrícia Christine Silva (CIDTFF), Ana V. Rodrigues (CIDTFF), Paulo Nuno Vicente (p. 437 do Book of abstracts of the Research Summit 2023)
  • Grief Counseling: the specialized training in the portuguese context | Cristina Felizardo (CIDTFF), Paula Santos (CIDTFF), Margarida Cerqueira (p. 439)
  • Entre saberes e dizeres: o que nos revela uma experiência intergeracional?| Marcia Alexandra Leardine (CIDTFF), Maria Helena de Araújo Sá (CIDTFF), Liliana Sousa (pp. 440-443)
  • Não nos vemos se não saímos de nós: educação bi/plurilingue e intercultural na fronteira entre Portugal-Espanha | Carolina Lourenço Simões (CIDTFF), Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF), María Matesanz del Barrio (pp. 444-445)
  • Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Criativo no Ensino Superior: Formação Didático-pedagógica para Docentes | Engrácia Vica (CIDTFF), Violeta Clemente, Rui Vieira (CIDTFF) (p. 447)
  • A formative proposal for initial teacher education based on STEAM Education and creative thinking through Challenge-Based Learning | Erika Ribeiro (CIDTFF), Ana V. Rodrigues (CIDTFF), Jen Katz-Buonincontro (pp. 449-450)
  • Transition of students with intellectual and developmental difficulties from secondary to higher education | Adalayne Santos (CIDTFF), Marlene Migueis (CIDTFF), Paula Santos (CIDTFF) (pp. 451-452)
  • Comics as a tool for science communication and education: developing an interactive learning resource | Marina Mota (CIDTFF), Cristina Manuela Sá (CIDTFF), Cecília Guerra (CIDTFF) (pp. 453-454)
  • Peer observation as a strategy to improve teaching practices in higher education: an exploratory systematics literature review | Ana Mateus João Pereira (CIDTFF), Margarida M. Marques (CIDTFF), Maria João Loureiro (CIDTFF) (p. 455)
  • Generations generate action – The importance of educating for sustainability and biocultural diversity in different contexts | Bruna Batista (CIDTFF), Ana Isabel Andrade (CIDTFF), Gabriela Portugal (CIDTFF) (pp. 458-459)
  • Assessment of problem-solving competence in engineering students: a literature review | Afonso Pereira (CIDTFF), Margarida M. Marques (CIDTFF) (p. 460)
  • Nas fronteiras da formação contínua: construção colaborativa de uma prática docente intercultural e bilíngue nas raias entre Portugal e Espanha – Aspetos metodológicos | Andrea Alves Ulhôa (CIDTFF), Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) (pp. 461-462)
  • Desenvolvimento e avaliação de aprendizagens musicais baseadas em problemas: Caminhos em torno da criação e composição | Maria João Vasconcelos (CIDTFF), Helena Caspurro, Nilza Costa (CIDTFF) (pp. 464-466)
  • Education for Linguistic and Cultural Diversity: path traveled so far, research impact and research sustainability | Ricardo Torres (CIDTFF), Ana Raquel Simões (CIDTFF), Susana Pinto (CIDTFF) (p. 467)
  • Reconstructing the images of languages and the Other of a school community through an awakening to languages approach: an overview of the road travelled so far | Sara Santos (CIDTFF), Ana Raquel Simões (CIDTFF), Susana Pinto (CIDTFF) (p. 468)
  • A qualificação profissional de pessoas com deficiência intelectual como contributo para a sua inclusão socioprofissional | Julia Oliveira Barros (CIDTFF), Rui Neves (CIDTFF), Eduardo Ravagni (pp. 470-471)
  • História da Ciência e Tecnologia no contexto da educação STEAM: um projeto de educação não formal para o desenvolvimento da literacia científica em alunos da educação básica | Cleidson Venturine (CIDTFF), Isabel Malaquias (CIDTFF) (pp. 472)
  • Vocational Education: a contribution to more inclusive, innovative and sustainable societies | Ana Traqueia (CIDTFF), Manuela Gonçalves (CIDTFF), Rosa Madeira (CIDTFF) (pp. 473-474)
  • Art Noveau heritage towards Education for Sustainable Development: a mobile augmented reality game under the EduCITY App | João Ferreira-Santos (CIDTFF), Lúcia Pombo (CIDTFF) (pp. 475-476)

Painel “Multimedia in Education”

  • Active Methodologies in Flexible Learning Spaces: Proposal of a Model for Teacher Training at the University of Aveiro | Gabriela Reses (CIDTFF), Vânia Carlos (CIDTFF), Sandra Soares (pp. 467-468)

Painel “PIIC – 1st/2nd cycles”

  • Plurilingual Kamishibaï Contest An innovative tool for spreading language awareness. | Inês Silva (PIC-Edu), Rosa Faneca (CIDTFF) (p. 801)
  • GeoGebra Classroom and the Self-Regulation of Learningin the Design of Geometric Tasks | Afonso Costa (PIC-Edu), Vanda Santos (CIDTFF), Daniela Pedrosa (CIDTFF) (p. 805)
  • Tasks using Poly-Universe – An Experiment with 7th grade Portuguese Students | Carolina F. Martins (PIC-Edu), Vanda Santos (CIDTFF), Teresa B. Neto (CIDTFF) (p. 809)
  • Tasks using Poly- Universe – A STEAM Approach | Sandra Porto Ferreira (PIC-Edu), Vanda Santos (CIDTFF), Teresa B. Neto (CIDTFF) (p. 810)
  • The REVEALING Project: virtual reality in education | Diana Almeida (PIC-Edu), Maria Castelhano, Leonel Morgado, Daniela Pedrosa (CIDTFF) (p. 803-804)
  • Self-regulated learning and well-being in university students | Simone Malafaia (PIC-Edu), Daniela Pedrosa (CIDTFF) (p. 816)
  • Digital ELP – Enhancement of language biographies | Rita Dorneles (PIC-Edu), Mariana Marques (PIC-Edu), Rosa Maria Faneca (CIDTFF) (p. 811)

O livro de resumos (documento preliminar) do Research Summit 2023, que resulta das contribuições dos jovens investigares e estudantes da Universidade de Aveiro, já se encontra disponível na página do evento, contando com resumos acima apresentados e outros por doutorandos orientados pelos nossos investigadores, que convidamos a conhecer.