Carla Ferreira Vieira, Rui Neves (CIDTFF) & António Moreira (CIDTFF) | Olhar de Professor, 26, pp. 1-17
Resumo:
Numa era digital em que os desafios à inovação na formação de professores são evidentes, o objetivo deste artigo é identificar e desenvolver diferenciadas estratégias de aprendizagem e desenvolvimento de competências. No âmbito da Licenciatura em Educação Básica de uma universidade portuguesa e da unidade curricular de Didática das Expressões e Comunicação, os estudantes foram desafiados a produzir em grupo um vídeo educativo. Foram produzidos 9 vídeos educativos, com a participação de 39 estudantes com idades compreendidas entre os 20 e os 39 anos. No final foi aplicado online um questionário individual, centrado em compreender “como os estudantes percecionam o potencial formativo da tarefa de produção de um vídeo”. Os dados mostram uma perceção generalizada da existência de aspetos que potenciam a produção de vídeos educativos como ferramenta de formação de professores e da necessidade de os estudantes desenvolverem competências tecnológicas e pedagógicas que lhes permitam identificar, rentabilizar e usufruir dos recursos digitais.
– – – – –
Referência:
Vieira, C. F., Neves, R., & Moreira, A. (2023). A produção de vídeos educativos como desafio na formação de professores – relato de uma experiência. Olhar de Professor, 26, 1-17, 2023. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21314.050