Já se encontra disponível a mais recente edição da revista online Indagatio Didactica, o número regular de julho de 2023, composta por 13 artigos: um artigo na secção “Supervisão em Educação”; dois artigos em “Políticas e Avaliação em Educação”; dois artigos em “Tecnologias (Digitais) em Educação”, e oito artigos na secção “Desenvolvimento Curricular e Didática”.
Supervisão em Educação
Supervisão Pedagógica no contexto educativo português: perspetivas, sintomas e práticas | Daniel de Jesus Moreira Romeiro, Susana Henriques
Políticas e Avaliação em Educação
Avaliação externa de escolas: do desempenho das escolas às perceções dos docentes sobre os efeitos no decorrer do terceiro ciclo avaliativo | Carlos Folgado Barreira, Maria Piedade Vaz-Rebelo, Maria da Graça Amaro Bidarra
As relações CTS nas questões de ciências da natureza do vestibular da Unesp | Rodrigo Bastos Cunha
Tecnologias (Digitais) em Educação
Um estudo de caso sobre as melhorias de acessibilidade no código fonte do material didático dos cursos técnicos a distância do IMD/UFRN | Bruno Santana da Silva
Revisão da Literatura PRISMA sobre o Impacto do Uso e Design de Videojogos Educativos no Envolvimento do Aluno na Aprendizagem | Cláudia Eugénia Silva, Marlene da Rocha Miguéis
Desenvolvimento Curricular e Didática
Vozes da Didática: Percursos transgeracionais de investigadores da Universidade de Aveiro | Carolina Lourenço-Simões, João Ferreira-Santos, Paula Costa, Maria Helena Araújo e Sá
Ensino do inglês e desenvolvimento da competência plurilingue: um estudo de caso no ensino secundário | Ana Rita Gomes Costa, Filomena Rosinda de Oliveira Martins, Ana Isabel de Oliveira Andrade, Ana Sofia Reis de Castro e Pinho
O estudo da escrita sob uma visão sociointeracionista e cultural: a coesão e coerência textuais por alunos da 7ª classe do ensino primário em escolas de zonas rurais da Zambézia (Moçambique) | Leonarda Jacinto José Maria Menezes
A avaliação formativa: perceções de professores de línguas | Alzira Carla Fonseca, Carlos Alberto Ferreira
Educação Matemática e metodologias ativas de aprendizagem: panorama de artigos brasileiros | Flávio de Souza Pires, Sandra Alves de Oliveira
O ensino da cônica parábola: uma abordagem via Categorias Intuitivas e Teoria das Situações Didáticas | Renata Teófilo de Sousa, Francisco Régis Vieira Alves, Ana Paula Aires, Paula Maria Machado Cruz Catarino
Engenharia didática para a relação entre grandezas diretamente proporcionais e funções lineares: uma análise preliminar e uma análise a priori | Emanuela Moura de Melo Castro, José Gleison Alves da Silva, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Daniel Brandão Menezes
A abordagem CTS nos cursos de formação inicial de professores de Ciências no Brasil: um estudo de revisão em quatro bancos de dados digitais | Andressa Sobral Gonçalves, Christiana Andréa Vianna Prudêncio
Estes artigos reportam-se a estudos desenvolvidos em Portugal (seis), no Brasil (seis) e em Moçambique (um) e, essencialmente, relacionados com as áreas científicas de Línguas (quatro), Matemática (três) e Ciências Naturais (dois). Os restantes quatro são de cariz transversal. Em termos de nível de ensino, o espectro varia do ensino básico (ou equivalente), ao ensino secundário (ou equivalente) e ao ensino superior – cursos técnicos, de formação inicial de professores ou pós-graduações. Ainda há estudos sobre professores em exercício profissional.