Já se encontra disponível o Boletim da AIA-CTS n.º 19, de setembro de 2023. Além do editorial pela investigadora do CIDTFF e presidente da associação, Isabel P. Martins, destacamos alguns conteúdos de interesse:
Nove textos e opiniões de 24 autores, de seis países diferentes (Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, Polónia e Portugal), entre os quais é possível encontrar 2 da (co)autoria de investigadoras do CIDTFF:
- Patrícia João, Maria Helena Henriques e Patrícia Sá (CIDTFF, DEP, UA) justificam a importância da educação em ciências na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e salientam o contributo da educação em Geociências quando orientada para esse fim no artigo “Educação em Geociências e Agenda 2030”, entre as páginas 34 e 39.
- Margarida Lucas (CIDTFF, DEP, UA), no artigo “Competência Digital Docente e Inteligência Artifical: ligações, preocupações e oportunidades” disponível da página 63 à 67, centra-se nos temas mencionados no título, relatando práticas de formação de professores em alinhamento com o estipulado no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, capazes de responder aos desafios do presente.
São apresentadas três publicações recentes por membros da AIA-CTS e, de entre os 10 eventos científicos educação em ciências previstos para 2023 e 2024 no espaço Ibero-americano, destacamos o IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS (IX SIACTS), a decorrer na Universidade de Aveiro, de 8 a 10 de julho de 2024, e com submissões abertas até 20 de outubro de 2023.