Terá lugar na Universidade de Aveiro, Portugal, entre os dias 8 e 10 de julho de 2024, o IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS (IX SIACTS), subordinado ao tema “Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030”.

Ao tema geral associam-se cinco Linhas Temáticas, que serão o mote para a submissão de trabalhos: (1) Formação de professores para a educação CTS, (2) Educação CTS nos currículos, (3) Balanço da educação CTS para a Sustentabilidade, (4) Relação entre educação CTS e STEAM, e (5) Educação CTS para a inclusão.

Com a sua primeira edição no ano 2000 – como seminário ibérico – organizada pela Universidade de Aveiro, o seminário realizou-se a cada dois anos, alternadamente entre Espanha e Portugal, até à sua 5ª edição, em 2008, em que passou a denominar-se “Seminário Ibero-americano CTS”, tendo em conta a crescente participação de investigadores da América Latina.

Depois de alternar entre várias Instituições da Península Ibérica e América Latina, regressa uma vez mais à Universidade de Aveiro.

Pretende apresentar-se como um espaço para debate académico sobre o campo de investigação das relações Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino das Ciências, centrando-se no incentivo ao debate, à investigação e à inovação como forma de alcançar uma educação em ciências de qualidade.

Dirigido a investigadores e estudantes de Pós-Graduação, que desenvolvem investigação na na área da educação CTS, propicia a consolidação de estudos e pesquisas no campo e o intercâmbio científico favorecido pela proximidade das línguas ibero-americanas.

ver mais

– – – – –

A Comissão Organizadora Local do evento é constituída pelos membros do CIDTFF, Rui Marques Vieira (coordenador), Isabel P. Martins (presidente da AIA-CTS), Ana V. Rodrigues, Celina Tenreiro-Vieira, Patrícia Sá , Fátima Paixão, Alcina Mendes, Filomena Teixeira, Rita Tavares, Patrícia Christine Silva, Patrícia João, Joana Peixinho, Erika Ribeiro, Mónica Seabra, Dulce Vaz, Betina Lopes, Cecília Guerra e Joana Pereira, e ainda, José Luís Araújo, M. Arminda Pedrosa e Ângelo Ferreira.