29 março, 2023 | 14h00 | Evento híbrido (5.3.27, DEP, UA & Online)

Sweder Souza, doutorando da Universidade Federal do Paraná e investigador do CIDTFF, dinamiza o seminário interno de discussão científica do LabELing, intitulado “O plurilinguismo na formação de professores de língua portuguesa da educação básica brasileira”.

A decorrer em formato híbrido, a sessão está aberta a todos os interessados, presencialmente na sala 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, ou online, via zoom-colibri (link de acesso disponibilizado após inscrição para: parranca.silva@ua.pt).

Sweder Souza é doutorando em Letras/Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras/UFPR). É Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Letras – Português/Inglês e Português/Espanhol e Professor nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu) do Centro Universitário Educacional da Lapa (UniFAEL).

Resumo da comunicação:

Neste trabalho expõem-se os uma proposta de formação e suas reflexões preliminares da investigação de doutoramento geradas com base na proposta de uma (trans)Formação Permanente para Professores de Língua Portuguesa da Educação Básica brasileira, cujo objetivo é evidenciar como a Didática do Plurilinguismo, ligada a uma vertente para o ensino-aprendizagem de línguas com uma visão pluricêntrica, pode contribuir para melhores práticas pedagógicas, numa perspectiva de Educação para a democracia Linguística (FREIRE, [1968] 2019; DE MAURO, 2018). Em um contexto plurilíngue que cada vez mais cerca a sociedade, os conhecimentos linguísticos, socioculturais, pragmáticos, discursivos, políticos (FARACO, 2008, 2016, 2020; BAGNO, 2005, 2019, 2020; GERALDI, 2020, entre outros) etc. são necessários e acendem o debate académico-científico em torno delas, sobretudo com base nas experiências dos professores em (trans)Formação. Assim, a Formação contou com a participação efetiva de 10 professores e permitiu angariar material para analisar a apropriação de uma perspectiva plural por parte dos professores participantes e (re)pensar as práticas de ensino- aprendizagem. A Formação foi organizada com uma abordagem freireana e com base em uma metodologia de pesquisa-ação-formação (BEAUMONT; MOORE, 2020) no qual o conhecimento foi construído de forma colaborativa e com ênfase para a formação dos atores envolvidos, incluindo o pesquisador.

ver mais

Próximo(s) Seminário(s) LabELing:

Professor Iban Asenjo Garde (UPV/EHU): “Modelos lingüísticos en el Sistema Educativo Vasco actual. Enseñanza de la lengua minoritaria: Nuevos retos” – 11/04/2023 – 14h – 5.3.27, DEP, UA