No passado dia 11 de outubro de 2023, decorreu no CNEMA, em Santarém, o evento nacional “Capacitação digital das escolas: (re)configurar espaços de aprendizagem”, organizado pela DGE/ERTE.
O evento contou com várias comunicações plenárias e, num espaço aberto, contíguo, no Centro de Congressos, com comunicações paralelas, mostra de clubes de robótica com alunos a interagir com o público, expositores dos 12 Centros de Competência do país e trabalho neles desenvolvido (explicado pelos professores em mobilidade nos Centros), e ainda várias associações e projetos como a ANPRI, Apps for Good, InCode e eTwinning, entre outros.
As iniciativas que decorreram no mesmo espaço, organizado em forma de ruas (em diagonal, a terminar em anfiteatros nos cantos) e espaços de trabalho a ladear as ruas dos expositores, conferiram uma dinâmica muito especial ao evento. Estivesse-se onde se estivesse no enorme pavilhão, em qualquer local havia coisas a acontecer, expositores para ver, alunos ou professores com quem interagir, especialistas para ouvir.
No anfiteatro principal do CNEMA (lotação para 1500 pessoas) decorreram 4 sessões plenárias proferidas por especialistas nacionais e estrangeiros, para além de um espetáculo de ballet moderno acompanhado de uma projeção multimédia em vídeo mapping que inaugurou a jornada de trabalho.
Quanto ao ccTIC da Universidade de Aveiro, optou-se pela mostra de todo o trabalho que se desenvolve neste centro; aquele que é diretamente afeto à ERTE/DGE, mas também o trabalho de todos os projetos em que o ccTIC está ou esteve envolvido, nomeadamente o EduPark, Committed, DiCE.Lang, Epiboost e Ailit.
Pelo ccTICua estiveram presentes as duas professoras em mobilidade, Maria José Loureiro (CIDTFF) e Susana Senos. Pelo CIDTFF estiveram presentes as investigadoras Ana V. Rodrigues, que integrou a equipa de desenvolvimentos dos RED 1.º CEB para Ciências, e Vânia Carlos, que teve a seu cargo a comunicação “Espaços para ensinar e aprender de forma mais ativa”.
O evento constituiu um enorme sucesso e contou com a presença de entre 1000 a 1200 profissionais da educação não superior.

