Angélica Oliveira Veríssimo da Silva (CIDTFF), António Luís Rodrigues Faria de Carvalho, Rui Marques Vieira (CIDTFF) & Cristina Maria Correia Barroso Pinto | Revista Brasileira de Enfermagem, 76(4), e20220691

Resumo:

Objetivo:
Identificar as estratégias supervisivas que os estudantes de Enfermagem consideram facilitadoras do desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico no contexto de ensino clínico.

Métodos:
Estudo de natureza qualitativa, inserido no paradigma interpretativo, com recurso à metodologia focus group. Participaram do estudo oito estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem.

Resultados:
Os participantes reconheceram a imprescindibilidade do pensamento crítico para a responsabilidade profissional e qualidade na assistência; e destacaram a importância da utilização de estratégias supervisivas adequadas às suas necessidades, aos objetivos de aprendizagem e ao contexto da prática clínica.

Considerações finais:
Este estudo sobreleva a premência em se estabelecer, dentro dos currículos do curso de Enfermagem, estratégias de supervisão clínica promotoras do pensamento crítico, que favoreçam o desenvolvimento de capacidades para o bom julgamento clínico, resolução de problemas e tomada de decisão segura, eficaz e ética.

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Referência:
Silva, A. O. V., Carvalho, A. L. R. F., Vieira, R. M., & Pinto, C. M. C. B. (2023). Estratégias de supervisão clínica, aprendizagem e pensamento crítico dos estudantes de Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 76(4), e20220691. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0691pt