17 novembro 2023 | 9h30 | Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro
Realizam-se no dia 17 de novembro de 2023, pelas 9h30, no Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Educação de Mónica Sofia Coelho Seabra, com o título “Contributos da Didática das Ciências para a (re)construção de conceções e práticas de futuros professores do Ensino Básico”.
Mónica Seabra é orientada por Rui Marques Vieira (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro).
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Resumo:
As Instituições de Ensino Superior que asseguram a formação inicial de professores têm responsabilidades acrescidas na adequação de uma oferta de qualidade que permita que os jovens professores contribuam para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem das Ciências. Além de se apresentarem e discutirem novas abordagens e práticas relevantes que vão ao encontro das recomendações internacionais para o ensino das Ciências, é preciso adotá-las na formação inicial de professores permitindo, desde logo em contexto de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS), articular as dimensões educativa e investigativa das Ciências.
Neste quadro, esta investigação focou-se em averiguar o impacte de uma Unidade Curricular (UC) de Didática das Ciências, integrada no 1.º ano de um Mestrado em ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB de uma Instituição de Ensino Superior pública portuguesa, ao nível, por um lado, das conceções de onze futuras professoras sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e, por outro, da transposição didática das competências desenvolvidas nessa UC para o contexto da PPS.
A investigação, de natureza qualitativa, assenta num plano metodológico de Investigação-Ação, tendo sido realizados dois ciclos em dois anos letivos consecutivos.
Para avaliar o impacte da UC de Didática das Ciências nas conceções e práticas das futuras professoras, recorreu-se à técnica de inquérito, através da aplicação do questionário “Views-On-Science-Technology-Society” (VOSTS) na sua versão abreviada e adaptada para Portugal por Canavarro (2000), e da realização de entrevistas individuais semiestruturadas. Utilizou-se, também, a técnica de análise documental através dos portfólios crítico-reflexivos, que cada futura professora construiu no âmbito da PPS, e dos registos feitos no Diário do Investigador. Os dados recolhidos foram sujeitos a análise de conteúdo, cuja validade e fiabilidade, que se realizou neste estudo, procuram suportar os resultados e conclusões que se apresentam.
Os resultados obtidos indicam que, de acordo o esquema de classificação das opções de resposta usado no VOSTS, no início da UC de Didática das Ciências, as futuras professoras expressaram mais conceções ingénuas do que no final, salientando-se, todavia, que em ambos os momentos as futuras professoras evidenciaram maioritariamente, conceções consentâneas com as categorias definidas como realistas e aceitáveis.
No que se refere às suas práticas didático-pedagógicas foi possível constatar que as futuras professoras implementaram, nos contextos formais educativos de Estudo do Meio (1.º CEB) e particularmente de Ciências Naturais (2.º CEB) estratégias e atividades abordadas e exploradas na UC de Didática das Ciências. Entre estas, destacam-se a realização de visitas a espaços de Ciência e Tecnologia, a participação de elementos da comunidade científica e profissional, o trabalho prático e investigativo e, ainda, as estratégias e atividades facilitadoras do processo de clarificação de valores e de apelo a capacidades de Pensamento Crítico e Criativo.
Os resultados obtidos, parecem indicar que a UC, de forma consistente ao longo da investigação e com todas as futuras professoras, contribuiu para a melhoria das suas conceções sobre CTS e para que se concretizasse a transposição didática das competências profissionais desenvolvidas na mesma para o contexto da PPS.
Conclui-se que a UC de Didática das Ciências pode ser uma via para a (re)construção das conceções CTS dos futuros professores e para práticas didático-pedagógicas diversificadas e fundamentadas na investigação. Esta UC proporcionou consistentemente a estas futuras professoras competências no sentido de as virem adotar e mobilizar em contexto profissional.
Deste estudo emergem diferentes contributos para a compreensão e eventual melhoria da formação de futuros professores em ensino das Ciências, como as relativas as estratégias de formação adotadas na Didática das Ciências. Acrescenta-se que esta investigação avança com uma proposta de referencial de boas práticas para a formação inicial de professores do Ensino Básico que promova uma articulação entre as Unidades Curriculares envolvidas (e outras).
Palavras-chave: Formação inicial de Professores; Educação em Ciências; 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; Conceções CTS; Práticas Didático-Pedagógicas; Didática das Ciências