Foi aprovado o projeto Erasmus+ ESC-tension 2 – Accelerating ESC Adoption in the EEA, liderado pela Fondazione Endisu – National Student Support Foundation (Itália) e que tem a Universidade de Aveiro como uma das instituições parceiras.

O projeto ESC-tension 2, submetido no seguimento da conclusão do projeto ESC-tension em outubro de 2022, visa facilitar a adoção do European Student Card (ESC) – um sistema unificado de reconhecimento dos estudantes – agindo diretamente sobre os estudantes e capitalizando os resultados do projeto anterior. O ESC-tension 2 permite a implementação do “Erasmus Without Paper”, que utiliza o identificador europeu do estudante que faz parte do ESC.

Será desenvolvido ao longo de 2 anos e meio (de novembro de 2023 a abril de 2026) por 6 parceiros europeus: Fondazione Endisu – National Student Support Foundation (Instituição coordenadora, Itália), ISIC Association (International Student Identity Card Association, Dinamarca), Normandie Université (França), Universidade de Aveiro (Portugal), European Campus Card Association (Irlanda) e Erasmus Student Network AISBL (Bélgica).

Pela Universidade de Aveiro / CIDTFF, será representado pela investigadora Margarida M. Pinheiro (CIDTFF, ISCA-UA).