No passado dia 27 de novembro de 2023, a investigadora Margarida Pinheiro (CIDTFF, ISCA-UA) esteve presente, em representação da Universidade de Aveiro, no Kick-off Meeting do projeto ESC-tension 2 – Accelerating the ESC adoption in the EEA, um novo projeto Erasmus+.

A reunião de lançamento foi organizada pela Erasmus Student Network (ESN) na sua sede em Bruxelas, Bélgica. Além do parceiro anfitrião, juntaram-se à reunião mais cinco parceiros de cinco países europeus diferentes: Fondazione ENDISU (Itália), ISIC (Dinamarca), Universidade de Aveiro (Portugal), Universidade da Normandia (França) e a European Campus Card Association (Irlanda).

Esta reunião deu aos parceiros a oportunidade de terem uma visão geral de todos os conteúdos, das tarefas e dos próximos passos imediatos, necessários ao efectivo começo do projeto.

Durante a reunião os parceiros discutiram os temas de impacto e divulgação, bem como os principais aspetos administrativos, financeiros e organizacionais do projeto, que recentemente sofreu algumas inovações significativas.

Financiado no âmbito dos Projetos KA2 Parcerias Estratégicas de Cooperação no Ensino Superior, é coordenado pelo parceiro italiano Fondazione ENDISU. A ENDISU já tinha coordenado o projeto ESC-tension project entre 2020 e 2022. Este segundo projeto, que dá continuidade ao primeiro, iniciou-se a 1 de novembro de 2023 e terminará a 30 de abril de 2026, com uma duração de 30 meses.

Partindo de uma análise completa do “percurso do aluno”, o ESC-tension2 pretende sensibilizar os alunos para as potencialidades do ESC (European Student Card – cartão europeu de estudante), dotando-os de pacotes de formação e ferramentas operacionais que os orientarão e incentivarão a utilizar o ESC de forma concreta.