As investigadoras de doutoramento do CIDTFF, Erika Ribeiro (LEduC – Laboratório Aberto de Educação em Ciências) e Gabriela Reses (LCD – Laboratório de Conteúdos Digitais) atuaram como facilitadoras do workshop “How to motivate students, fellow lecturers and yourself?” na 3rd STEM-CPD Summer School, que decorreu de 15 a 19 de outubro na Universidade de Aveiro.
O evento foi organizado pelo ECTN Working Group Eurolecturer Academy em cooperação com a STEM-CPD Summer School Scientific Committee, e teve como participantes professores universitários de disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) que se dedicam ao ensino e à aprendizagem centrados nos estudantes.
Este programa imersivo teve como principal objetivo a capacitação dos docentes para melhorarem a qualidade do ensino nas suas instituições.
Ao longo do evento, os participantes mobilizaram competências voltadas para o Ensino Superior, em dimensão internacional, permitindo-lhes implementar actividades de desenvolvimento profissional que elevem a qualidade do ensino e da aprendizagem nas suas respectivas universidades. Para além disso, tiveram a oportunidade de se juntar à comunidade internacional de Embaixadores CPD (Continuous Professional Development).
A Escola de verão STEM-CPD teve a duração de 5 dias e ofereceu uma série de workshops interactivos inspiradores, sessões de colaboração em grupo e debates poderosos. O programa de estudo baseia-se na aprendizagem ativa e é orientado para a interdisciplinaridade.
O workshop “How to motivate students, fellow lecturers and yourself?” foi desenvolvido e implentado pelas investigadoras Érika Ribeiro e Gabriela Reses, e teve como objetivos:
- abordar o conceito de motivação, com base na evidência científica no domínio da educação,
- discutir as diferenças entre os conceitos de motivação intrínseca e extrínseca, articulando-os com o contexto do Ensino Superior,
- e identificar, colaborativamente, estratégias práticas de motivação no contexto do ensino e da aprendizagem no Ensino Superior.



