Rui Marques Vieira, investigador do CIDTFF e professor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, participou no Simpósio Internacional sobre Tecnologias e Educação, que se realizou no dia 25 de outubro de 2023, na Fundação Engenheiro António de Almeida.
O investigador foi um dos convidados do Painel III: Formação de Professores para a Integração da Tecnologia Educativa, que contou também com os contributos de Luísa Azevedo (Formadora e professora do Ensino Básico), Luís Fernandes (Diretor do CFAE Póvoa de Varzim e Vila do Conde), e Rui Trindade (Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua).
O Simpósio Internacionalsobre Tecnologias e Educação teve como principal objetivo contribuir para a divulgação do Relatório de Monitorização Global da Educação (GEM) de 2023, e para uma reflexão crítica e desenvolvimentos de conhecimento sobre o tema a partir deste, procurando identificar de que forma o uso apropriado da tecnologia pode oferecer soluções para os problemas relativos ao acesso, equidade e inclusão, qualidade e gestão dos sistemas educativos.
Especificamente pretendeu:
- Promover a reflexão sobre os principais resultados e recomendações do Global Education Monitoring Report on “Technology and Education” da UNESCO, à luz do seu contributo para a Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, concretamente nas regiões CPLP e OEI;
- Discutir o documento “Tecnologias na Educação”, considerando as experiências dos participantes em torno da tecnologia na educação;
- Confrontar perspetivas sobre o alcance das transformações previstas/requeridas na qualidade e equidade do processo educativo, assim como o seu impacto nas populações e os desafios face às necessidades das sociedades.
- Identificar ações, prioridades e desafios do uso das tecnologias como recurso ao serviço da educação;
- Contribuir para os compromissos e prioridades da OEI e da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF) no âmbito dos processos de Digitalização na Educação com propostas concretas.