Encontra-se disponível em acesso aberto na Biblioteca Virtual da ANPAE – Associação Nacional de Política e Administação da Educação – o livro “A construção de universidades de classe mundial e rankings acadêmicos no espaço do ensino superior de língua portuguesa e em outras realidades do mundo”, organizado por Adolfo Ignacio Calderón, Marco Wandercil, Dora Maria Ramos Fonseca (CIDTFF, DEP, UA) e Samile Andrea de Souza Vanz.

Esta obra reúne contributos dos organizadores e de Alfredo Gabriel Buza, Artur Basílio Venturella Alves, Bartolomeu L. Varela, Ellen Hazelkorn Jamil Salmi, Juliana Lando Canga, Mario Luiz Neves de Azevedo, Martins J. C. Mapera, Maynara de Oliveira Ribeiro, Monique Finn Duarte, Nobre Roque dos Santos, Philip G. Altbach e Margarida Mano.

A investigadora do CIDTFF é autora do capítulo 6, “A construção do conceito de World Class University: um estudo a partir da metanálise em torno das políticas de financiamento para a investigação e divulgação científica”, disponível entre as páginas 118 e 139.

Descrição da obra:

As experiências de competitividade no universo mundial do Ensino Superior em busca de alunos, mas também de recursos para investigação de ponta, de intangíveis, em suma, de valor, são conhecidas e definem em grande parte o contexto globalizado desse universo. Neste contexto, os rankings universitários internacionais vêm ganhando importância e credibilidade nos sistemas de ensino por meio das suas métricas, critérios e requisitos de avaliação, permitindo às instituições se projetarem para ascender à liga das melhores universidades do mundo, ainda que, no entanto, as suas fragilidades sejam por demais conhecidas. Do desajustamento de algumas dimensões, à variedade e diversidade das IES; da dificuldade de medir com os mesmos instrumentos níveis de investigação em áreas científicas diferentes, à mercantilização dessa mesma investigação, muitas e diversas perspectivas determinam que os rankings académicos se tenham tornado em simultâneo uma maldição e uma aspiração.

Referências:

Calderón, A. I., Wandercil, M., Fonseca, D., & Vanz, S. (orgs.) (2023). A construção de universidades de classe mundial e rankings acadêmicos no espaço do ensino superior de língua portuguesa e em outras realidades do mundo. ANPAE. https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/10-Livros/LIVROS-2023/RankingsAcademicos_2023.pdf

Fonseca, D. (2023). A construção do conceito de World Class University: um estudo a partir da metanálise em torno das políticas de financiamento para a investigação e divulgação científica. In A. I. Calderón, M. Wandercil, D.Fonseca, & S. Vanz (orgs.), A construção de universidades de classe mundial e rankings acadêmicos no espaço do ensino superior de língua portuguesa e em outras realidades do mundo (pp.118-139). ANPAE. https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/10-Livros/LIVROS-2023/RankingsAcademicos_2023.pdf