[notícia editada a 13 novembro, 2023. A inscrição deverá ser feita, agora, via forms.ua.pt por questões logísticas]

15 dezembro, 2023 | 14h30 – 16h30 | 5.1.62, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

Terá lugar no próximo dia 15 de dezembro de 2023 (nova data), entre as 14h30 e as 16h30, na sala 5.1.62 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, o seminário “Lidar com Inteligência Artificial generativa”, dinamizado pelo investigador António Pedro Costa (CIDTFF, DEP, Universidade de Aveiro).

Conta ainda com a participação, a convite, de Eduardo Moresi da Universidade Católica de Brasília.

Esta sessão, dirigida principalmente aos doutorandos dos Programas Doutorais do CIDTFF, é aberta a todos os interessados, e decorrerá também via zoom.

Por questões logísticas, as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, para todos os participantes, até dia 10 de dezembro 13 de dezembro de 2023, neste formulário. O link será enviado aos participantes que pretendam participar online durante o dia 14 de dezembro.

Resumo:

A inteligência artificial generativa trouxe uma revolução no campo da educação, proporcionando ferramentas inovadoras que transformam o modo como ensinamos e aprendemos. Essa tecnologia tem o potencial de enriquecer a experiência educacional, oferecendo suporte personalizado e recursos interativos para investigadores e estudantes.

Com o surgimento dos assistentes de escrita de Inteligência Artificial (IA), emerge a discussão sobre ética no uso destas ferramentas. Usar a IA para gerar escrita ou composições sem contribuições originais substanciais de um autor não é academicamente aceitável. A “escrita assistida por IA” é utilizada para auxiliar ou melhorar a escrita humana, abarcando ferramentas colaborativas que permitem desenvolver e avançar no processo de escrita.

Esta colaboração pode incluir brainstorming, esboço e rascunho, desde que se tenha escrita, pesquisa e composição substanciais, que não sejam geradas apenas por IA. As ferramentas podem dar sugestões, propor correções gramaticais, melhorias de estilo, resumos de texto ou até mesmo a identificação de informações relevantes para o conteúdo.

A “escrita assistida por IA” visa ajudar os investigadores/autores a desenvolver o seu processo de escrita e pensamento crítico e não substituir um deles.  Neste seminário, pretende-se explorar algumas ferramentas de “escrita assistida por IA” e como estas devem ser exploradas para auxiliar na produção de publicações científicas.