12 abril, 2024 | 14h30 – 16h30 | 5.3.5, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro e online

Terá lugar no próximo dia 12 de abril de 2024, entre as 14h30 e as 16h30 (10h30 horário de Brasília), na sala 5.3.5 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, o 2º seminário “Lidar com Inteligência Artificial Generativa – Engenharia de Prompts”, dinamizado pelo investigador António Pedro Costa (CIDTFF, DEP, Universidade de Aveiro – Portugal) e Eduardo Amadeu Dutra Moresi da Universidade Católica de Brasília (Brasil).

Esta sessão, dirigida principalmente aos doutorandos dos Programas Doutorais do CIDTFF, é aberta a todos os interessados e decorrerá também via zoom.

Por questões logísticas, as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, para todos os participantes, até dia 10 de abril de 2024neste formulário. O link será enviado aos participantes que pretendam participar online no dia 11 de abril.

Resumo

No cenário atual, onde a quantidade de informação disponível cresce exponencialmente, a capacidade de sintetizar, analisar e produzir conteúdo científico de qualidade torna-se cada vez mais essencial. Neste contexto, a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) surge como uma ferramenta poderosa, capaz de auxiliar investigadores/pesquisadores, estudantes e profissionais na elaboração de textos científicos, desde a fase de concepção da ideia até a escrita e revisão de artigos. Este seminário visa explorar as possibilidades de explorar a Engenharia de Prompts para apoiar a proposta de temas de investigação/pesquisa. Pretende-se assim, introduzir aos participantes os conceitos fundamentais da Engenharia de Prompts; apresentar exemplos de Prompts aplicados à geração de ideias e à elaboração de esqueletos de artigos e estimular a discussão sobre as implicações éticas, os benefícios e os possíveis riscos associados ao uso da IA na escrita científica. O seminário será estruturado da seguinte forma:

• Introdução à Engenharia de Prompts;
  • Exemplos de Prompts para a realização de fichas leitura de artigos, proposta de temas para artigos científicos, e megaprompts;
  • Técnicas de teste e validação de algoritmos de GenAI.

No final do seminário, espera-se que os participantes sejam capazes de: compreender as capacidades e limitações das técnicas de Engenharia de Prompts; construir prompts para atender necessidades de pesquisa; conhecer o GPT Builder. Este seminário é uma oportunidade para investigadores/pesquisadores, académicos e profissionais explorarem como a tecnologia de GenAI pode transformar a escrita científica, tornando-a mais acessível, eficiente e inovadora.

1.º seminário