O 4º Encontro Nacional de Ciência Cidadã (ENCC2023), tendo como mote “Envolver”, terá lugar em Coimbra, nos dias 27 e 28 de Novembro de 2023, e conta com contributos de vários investigadores do CIDTFF.

Mariana R. P. Alves (investigadora do CIDTFF e co-directora da Cartas com Ciência), irá participar no com a comunicação “Investig(ação) Cartas com Ciência – presente ou futuro de ciência cidadã?”, em co-autoria com Rafael Galupa (Cartas com Ciência & Molecular, Cellular and Developmental Biology (MCD) Unit, University of Toulouse) e Equipa Cartas com Ciência.

Xana Sá-Pinto (CIDTFF, UA), Margarida Rodrigues (Ministério da Educação, Portugal), Sofia Costa (CIDTFF, UTAD), Inês Cardoso (CIDTFF, I.P. Santarém), Cecília Costa (CIDTFF, UTAD), Mariana Pinto (CIDTFF, I.P. Setúbal),  Patrícia Pessoa (CIDTFF, UTAD), Ângelo Neto (Ministério da Educação, Portugal), Raquel Viterbo (Associação de Municípios Parque das Serras do Porto), Sara Leal (Associação de Municípios Parque das Serras do Porto) e Joaquim Bernardino Lopes (CIDTFF, UTAD) são coautores da apresentação “Escola aberta à comunidade: o que podem as famílias aprender com a escola dos filhos”.

A comunicação “Projetos de Ciência Cidadã promovidos pela Academia e pela Sociedade Civil: quais as diferenças?” é da coautoria de Ana Daniel (GOVCOPP, UA), Susana Ambrósio (CIDTFF, UA) e Jorge Fernandes (UA).

A investigadora Susana Ambrósio integra a comissão científica do evento.

O ENCC2023 pretende promover a divulgação de resultados e boas práticas de projetos em curso, acompanhar o desenvolvimento de novas iniciativas, e contribuir para a reflexão acerca das práticas, desafios e futuros da ciência cidadã.

O encontro pretende “envolver” comunidades, pessoas, instituições, empresas, cientistas, que dinamizem ou participem em projetos e iniciativas de ciência cidadã, bem como todos os interessados em saber mais sobre a temática.

ver programa | ver mais