Entre os dias 20 e 24 de novembro de 2023, Gabriela Reses, investigadora de Doutoramento do CIDTFF, participou na formação “Interactive technologies for the future classroom”, desenvolvida pelo Future Classroom Lab em colaboração com a European Schoolnet, em Bruxelas, Bélgica.

Neste curso, os participantes refletiram sobre os princípios pedagógicos que orientam ambientes e cenários de aprendizagem interativos e colaborativos. Neste sentido, a investigadora pode explorar ferramentas e metodologias para aumentar e melhorar o nível de interação e aprendizagem na sala de aula, tais como o storytelling digital, a gamificação e a adoção de recursos baseados em inteligência artificial.

Para além disso, o curso teve como objetivos:

• Refletir sobre os princípios pedagógicos da aprendizagem interativa e colaborativa.
  • Implementar ferramentas e metodologias para aumentar a interação e a colaboração na sala de aula.
  • Conceber e planear a utilização das TIC em cenários de aprendizagem presencial e à distância.
  • Enriquecer materiais educativos  com ferramentas e aplicações interativas.
  • Gamificar as atividades na sala de aula.
  • Utilizar vídeo e áudio para o ensino e a aprendizagem.
  • Explorar tecnologias emergentes como a realidade aumentada e virtual e a inteligência artificial.
  • Experienciar o Future Classroom Lab, as suas zonas de aprendizagem e tecnologias.

Criado pela European Schoolnet, o Future Classroom Lab (FCL) é um ambiente de aprendizagem inspirador em Bruxelas, que desafia os visitantes a repensar o papel da pedagogia, da tecnologia e do espaço nas suas salas de aula. Através de seis zonas de aprendizagem, os visitantes podem explorar os elementos essenciais da aprendizagem do século XXI: competências e papéis dos alunos e dos professores, estilos de aprendizagem, conceção do ambiente de aprendizagem, tecnologia atual e emergente e tendências sociais que afetam a educação.

Através dessa missão, cofinanciada através recursos da Reitoria da Universidade de Aveiro e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00194/2020 (CIDTFF), a investigadora pode, para além de desenvolver os objetivos de aprendizagem do curso, estabelecer redes com instituições e investigadores de diferentes países europeus que atuam diretamente com a formação de professores para implementação de metodologias ativas e adoção de ambientes inovadores de aprendizagem.