A convite de Gisélia Antunes Pereira, docente e investigadora do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus de Criciúma, Nilza Costa, investigadora do CIDTFF, realizou uma missão de trabalho ao Estado de Santa Catarina (Brasil), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (fapesc), de 27 a 30 de novembro de 2023.

A missão incluiu a participação no VI Seminário Institucional de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), nos dias 27 e 28 de novembro de 2023, nas instalações do IFSC – Câmpus Criciúma; e visitas à Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Campus de Criciúma, e ao IFSC, Campus de Florianópolis.

A participação VI Seminário Institucional de Iniciação à Docência contou com a apresentação da comunicação oral “Formação Inicial de Professores de Química na Universidade do Namibe (Angola): da caracterização à sua problematização”, em co-autoria com Domingas Rodrigues (doutoranda da Universidade de Aveiro), e da Conferência de Encerramento intitulada “A Formação Inicial de Professores: reflexões com base num percurso profissional, nacional e internacional, iniciado nos anos 80 do século XX”.

Durante a visita à UNESC, Campus de Criciúma, e ao IFSC, Campus de Florianópolis, contactou, respetivamente, com o grupo do programa de pós-graduação em Educação, e com o grupo do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT.

Em ambas as visitas, apresentou o CIDTFF, tendo sido manifestado o interesse comum de estabelecimento e aprofundamento de parcerias.