O XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 2023) teve lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS) entre os dias 16 e 18 de novembro de 2023 e contou com vários contributos por investigadores do CIDTFF, que damos a conhecer.
Maria Castelhano, Leonel Morgado e Daniela Pedrosa (CIDTFF, ESE-IPSantarém) apresentaram, no dia 17 de novembro, a comunicação “Instructional Design Models for Immersive Virtual Reality – A systematic literature review” (texto completo disponível entre as páginas 272 e 278 do livro de atas).
No mesmo dia, na sessão Comunicações 8, o investigador Santana Bunga (CIDTFF, Provincial Office of Education, Youth and Sports of Namibe) dinamizou a apresentação “Fatores que incidem positiva e negativamente na iniciativa para inclusão das TIC no currículo do ensino secundário: o caso das escolas secundária do Namibe (a distância)” (pp. 114-118).
A mesma sessão contou com a comunicação de Mariana O. Pinto (CIDTFF, ESE-IPS), “Aprendizagem colaborativa no ensino superior: o papel do Padlet no desenvolvimento de competências de escrita académica” (pp. 232-236).
A comunicação “PRO(g)NATURA: technologie and outdoor education as a complement to improve the child learning process” (pp. 185-190), da coautoria de Isabel Duque, Ricardo Almeida, Marlene Migueis (CIDTFF, DEP, UA) e Emília Bigotte de Almeida, foi apresentada no dia 18 de novembro.
Além das participações listadas, António Moreira (CIDTFF, DEP, UA) integrou a comissão científica do evento.
Convidamos a consultar os textos das comunicações nas Atas do XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa, já disponíveis em acesso aberto no site do evento.
– – – – –
Referências:
Bunga, S. (2023). Positive and negative factors affecting the initiative for the inclusion od ICT in the Secondary Education Curriculum in Namibe-Angola. In M. Rosário Rodrigues, M. Figueiredo, & J. Torres (Eds.), Atas do XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 114-118). Instituto Politécnico de Setúbal. https://eventos.ese.ips.pt/siie2023/wp-content/uploads/2023/11/ATAS-XXV-SIIE-2023.pdf
Duque, I., Almeida, R., Migueis, M., & Almeida, E. B. (2023). PRO(g)NATURA: technologie and outdoor education as a complement to improve the child learning process. In M. Rosário Rodrigues, M. Figueiredo, & J. Torres (Eds.), Atas do XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 185-190). Instituto Politécnico de Setúbal. https://eventos.ese.ips.pt/siie2023/wp-content/uploads/2023/11/ATAS-XXV-SIIE-2023.pdf
Pinto, M. O. (2023). Aprendizagem colaborativa no ensino superior: o papel do Padlet no desenvolvimento de competências de escrita académica. In M. Rosário Rodrigues, M. Figueiredo, & J. Torres (Eds.), Atas do XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 232-236). Instituto Politécnico de Setúbal. https://eventos.ese.ips.pt/siie2023/wp-content/uploads/2023/11/ATAS-XXV-SIIE-2023.pdf
Castelhano, M., Morgado, L., & Pedrosa, D. (2023). Instructional design models for immersive virtual reality – a systematic literature review. In M. Rosário Rodrigues, M. Figueiredo, & J. Torres (Eds.), Atas do XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 272-278). Instituto Politécnico de Setúbal. https://eventos.ese.ips.pt/siie2023/wp-content/uploads/2023/11/ATAS-XXV-SIIE-2023.pdf