No passado 6 de dezembro de 2023, a investigadora do CIDTFF Valentina Piacentini participou no 7º simpósio da associação AMONET, que decorreu no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz.

AMONET é a Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas, que procura eliminar todas as formas de discriminação e promover a igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens. Como se lê no site da própria associação, “mulheres cientistas” inclui mulheres investigadoras em qualquer disciplina e mulheres que trabalham em ciência (ciência, engenharia e tecnologia). Destaca-se que também Isabel Martins (CIDTFF, DEP, UA) tem colaborado com a associação AMONET.

Vera Sequeira e Ana Carvalho abriram o evento com um webinar sobre Comunicação e Ciência no Feminino.

Ainda durante a manhã, a investigadora do CIDTFF e outras do território nacional encontraram 40 alunos do 12º ano da Escola Secundária Bernardino Machado da Figueira da Foz, com os quais tiveram um “speed date”: cada investigadora da AMONET presente conversou com vários grupos de 4-5 estudantes, em conversas curtas de 10 minutos, em que foram partilhadas dúvidas, ideias e pensamentos sobre a temática da respetiva investigadora, a conciliação com a vida pessoal, a relevância da educação para desconstruir preconceitos (de género). A dinâmica foi muito interessante, tanto para os estudantes como para as investigadoras.

Depois do almoço, foi apresentada a palestra “Igualdade de Género na Academia” pela ex-reitora da Universidade de Aveiro, Helena Nazaré.

Seguiu-se a entrega do prémio AMONET Maria Helena Rocha Pereira – a primeira mulher doutorada na Universidade de Coimbra, na área de Estudos Clássicos – ao que se tinham candidatado tanto Valentina Piacentini e Patrícia João (antiga investigadora CIDTFF), na área da educação, como outras jovens investigadoras (áreas: criminologia, biologia marinha, ciências dos materiais, entre outras). O prémio foi atribuído à etnógrafa Maria do Mar Pereira da Universidade de Warwick e investigadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género em Lisboa.

O dia terminou com uma discussão, entre novas e antigas associadas, sobre possíveis passos futuros da associação, entre os quais continuar promover iniciativas de sensibilização nas escolas e para professores em formação (ex.: CIENTIST@PT – carreiras científicas no femenino; ciclo de webinars), estabelecer colaborações com a associação espanhola AMIT (Asociación de Mujeres Investigadoras y Tecnológas), e partilha de recursos.