Celina Tenreiro-Vieira (CIDTFF), Maria Clara Henriques & Rui Marques Vieira (CIDTFF) | Revista Poiésis, 17 (n. Especial), pp. 35-58

Resumo:

A atualidade invoca adaptação constante a situações emergentes, com marcadas conexões com a Ciência e a Tecnologia, e que têm causado instabilidade política, social, económica, sanitária, redefinindo a economia e as dinâmicas dos mercados de trabalho. Assim sendo, é imperativo, que, ao longo da sua formação, as crianças e os jovens desenvolverem ferramentas intelectuais que lhes permitam enfrentar a incerteza do presente-futuro, sendo agentes de coesão social sustentável. Tais ferramentas envolvem o pensar criticamente sobre o mundo, mobilizando saberes no que se refere à Ciência e à Cidadania. Neste quadro, foi realizado um estudo com a finalidade de desenvolver (conceber, elaborar, implementar e avaliar) atividades, orientadas para a promoção do pensamento crítico, com foco em questões que envolvem a Ciência e socialmente relevantes, para uma cidadania mais ativa e esclarecida. Tais atividades, destinadas a alunos do segundo ciclo do ensino básico português (10-12 anos de idade), foram implementadas no âmbito de um projeto, em contexto não formal, de enriquecimento curricular. O paradigma desta investigação é interpretativo e a sua natureza é qualitativa, uma vez que é estudado e descrito um estudo de caso, sendo este o grupo de alunos envolvidos no projeto. Durante a implementação das atividades, foram recolhidos dados, usando instrumentos no âmbito de várias técnicas, incluindo a análise documental das produções escritas dos alunos. Na sequência da análise dos dados recolhidos, usando procedimentos estatísticos e de análise de conteúdo, os resultados obtidos sugerem que os alunos evidenciaram melhoria no seu nível de pensamento crítico. Em termos de conceções sobre Ciência e Cidadania, a generalidade dos alunos envolvidos evidenciou interesse face a temas científicos, atribuindo um papel determinante à Ciência e à Tecnologia na resolução de problemáticas que afetam a Sociedade. Tais resultados, fornecem evidência científica de suporte ao contributo das atividades desenvolvidas na promoção do pensamento crítico dos alunos.

Palavras-chave: Pensamento crítico; Educação não-formal; 2.º Ciclo do Ensino Básico

Referência:
Tenreiro-Vieira, C., Henriques, C., & Vieira, R. M. (2023). Ciência Cidadã: desenvolvimento do pensamento crítico em contexto não formal. Revista Poiésis, 17 (02023), 35-58. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20155