7 fevereiro 2024 | 14h30 | Sala do Senado, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 7 de fevereiro de 2024, pelas 14h30, na Sala do Senado, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Lersi Dayana Quintero Duran, com o título “Avaliação de uma intervenção digital para promoção da literacia em depressão de estudantes universitários”.

Lersi Duran é orientada por Ana Margarida Almeida Pisco (Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro).

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Resumo:

A literacia em saúde mental pode ser abordada utilizando estratégias que alertem a população para problemas de saúde, contribuindo para a sua prevenção. DEEP é uma intervenção digital audiovisual composta por um conjunto de “short-vídeos” criada com o intuito de oferecer, aos Estudantes Universitários Portugueses, recursos que promovam um melhor conhecimento do fenómeno da depressão como doença. Este estudo, que teve uma abordagem experimental com recurso a métodos mistos, avaliou o impacto da intervenção DEEP relativamente aos conhecimentos sobre sintomas e possíveis tratamentos de depressão numa amostra aleatória de 98 estudantes universitários. O principal instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário, usado para comparar os níveis de literacia pré-intervenção, pós-intervenção e de follow-up. Os participantes foram divididos em 4 grupos (G1, G2, G3 e G4): o G1 recebeu a intervenção DEEP em formato audiovisual; o G2 recebeu a intervenção DEEP em formato de texto; o G3 recebeu quatro artigos de notícias sobre depressão; e o G4 foi o grupo de controlo. Os resultados obtidos, com recurso ao teste de comparações múltiplas de Scheffé e Least Significant Difference, provaram que os conteúdos audiovisuais da intervenção aumentaram significativamente os conhecimentos sobre depressão no G1 comparativamente com os outros formatos usados para transmitir informação, concluindo-se que a intervenção audiovisual DEEP indicou ser uma ferramenta eficaz para promover a literacia em depressão nos estudantes universitários.

Palavras-chave: Literacia em saúde mental, intervenção digital, depressão em estudantes
universitários