15 janeiro, 2024 | 11h00 (PT) | Online (zoom)

Cláudio França, investigador e Bibliotecário-documentalista da Universidade Federal do Espírito Santo, dinamizará o seminário Interno de discussão científica do Laboratório de Educação em Línguas (LabELing) do CIDTFF intitulado “Conhecimento ou (re)conhecimento: interseções entre internacionalização e a produção do conhecimento”.

A sessão a decorrer online pelas 11h00 (Portugal) de dia 15 de janeiro de 2024, tem como público-alvo membros e colaboradores do LabELing e do CIDTFF, mas está aberta a todos os interessados. Inscrições para andreaulhoa@ua.pt.

Link zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99785261631?pwd=N0pxRk95ZXhmdGc2QlU1VjNaNTlIZz09
ID da sessão: 997 8526 1631
Senha: LABELING

Sobre a sessão:

Nesta sessão propõe-se uma reflexão sobre o impacto da internacionalização na educação superior, destacando o seu papel no ecossistema da produção do conhecimento.

Analisar-se-á, especialmente, as práticas relacionadas com a comunicação científica, abordando a escolha do canal de disseminação, idioma, matrizes conceituais e interlocução entre agentes do campo, através da colaboração.

Estas práticas, defendidas pelo mercado científico, procuram o reconhecimento internacional, constituindo um habitus como caminho para visibilidade e reconhecimento convertido em capital científico. No entanto, a normalização destas práticas tem um custo, já que os critérios seletivos estabelecidos pelo mercado científico fomentam a invisibilização do conhecimento produzido fora do circuito mainstream, especialmente proveniente do sul global.

Isso gera tensões aos pesquisadores que, por um lado, buscam o conhecimento genuíno, contribuidor para o desenvolvimento do campo, mas, igualmente, gerador de impactos sociais para a sua comunidade e, por outro lado, o desejo de reconhecimento, por vezes materializado em métricas e indicadores que, convertidos em capital científico, contribuem para ganhos simbólicos e materiais.

A discussão destaca a necessidade de repensar a internacionalização de forma solidária, considerando as disparidades globais e promovendo uma abordagem mais inclusiva na produção e disseminação do conhecimento científico.

Sobre o dinamizador:

Cláudio França é graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004-2008), mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017-2019) e doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2022-). Desenvolve suas atividades profissionais como Bibliotecário-documentalista da Seção de Assistência ao Usuário da Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo.