António Cachapuz (CIDTFF), Dulce Maria Strieder, Alexandre Shigunov Neto, Cassiane Beatrís Pasuck Benassi & Queli Ghilardi Cancian | Temas & Matizes, 17 (29), pp. 10-32

Excerto:

Antes de mais uma felicitação (e agradecimento) à revista Temas & Matizes pela iniciativa de incorporar uma entrevista a investigadores que, de um modo mais informal,possam contribuir para uma reflexão continuada sobre temáticas relevantes da Educação em Ciências e, por essa via, apoiar o bom nome e singularidade da revista na Educação em Ciências. Outros haverá,mais capazes do que eu,que poderão enriquecer esta iniciativa.

O meu percurso académico e profissional foi longo, rico e multifacetado. Abreviando, por razões políticas fui obrigado nos anos 60 a refugiar-me em França, onde retomei e terminei meus estudos de Química/Química Física (graduação e mestrado). 6 anos depois, após o 25 de Abril de 1974 (Revolução dos Cravos), regressei a Portugal, lecionei 3 anos no ensino médio e aí me profissionalizei (o que me alertou para minha ignorância sobre o ensino das ciências). Pelo caminho, fui admitido na jovem Universidade de Aveiro (UA) e, pouco depois (1978), segui para o Reino Unido onde obtive o MSc e PhD em Chemical Education. No regresso, ajudei a fundar o actual departamento de Educação e Psicologia da UA. Atravesseimúltiplas responsabilidades de gestão da formação e da investigação quer na UA quer nos sistemas nacionais de formação, de investigação e de avaliação do ensino superior de Portugal. Pelo meio cruzei-me como Brasilcom vários grupos de pesquisa (boas memórias) enacooperação Luso/Brasileira (FCT/CAPES). Aposentado desde 2008 como professor catedrático (Educação) da UA mantenho uma ligação dinâmica com a mesma, mas só no âmbito da investigação (em Portugal os professores aposentados não podem ter serviço docente).Dito isto, reflectindo sobre o que se passouao longo de um percurso de vida, destaco a procura do refinement of the mind, tradução livre do aprimoramento do conhecimento e da cultura (uma redundância?) nas suas mais diversas facetas e multi/referencialidades. Esse ainda é o meu Norte.

Referência:
Cachapuz, A., Strieder, D. M., Neto, A. S., Benassi, C. B. P., & Cancian, Q. G. (2023). Entrevista: Formação de professores e as atividades investigativas na educação em ciências, na voz de Antônio Cachapuz. Temas & Matizes, 17(29), 10-32. https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32522