Betina Lopes e Margarida Lucas, investigadoras do CIDTFF em missão em Cabo-Verde, foram duas das dinamizadoras de uma formação dirigida a professores de Ciências Naturais e Biologia, que se realizou nos dias 3 e 4 de janeiro de 2024 na Casa da Ciência da Universidade de Cabo Verde, Praia.
A formação “Práticas laboratoriais recorrendo a microscópios de baixo custo no Ensino e Aprendizagem das Ciências Naturais e da Biologia” foi organizada por Fredson Delgado (Professor do Ministério da Educação de Cabo Verde e mestrando da Universidade do Porto), com a orientação de Betina Lopes (CIDTFF, DEP, UA), e teve também, como formadores, Carla Morais (Universidade do Porto), Maria João Fonseca (universidade do Porto) e Margarida Lucas (CIDTFF, DEP, UA).
Contou com a participação de 24 professores de ciências e biologia das escolas secundárias da Cidade da Praia e pretendeu aprofundar o conhecimento em microbiologia e microscopia, e capacitar os professores na produção de microscópios de baixo custo, utilizando materiais reutilizados e telemóveis. Pretendeu, ainda, dar a conhecer diferentes repositórios de RED que podem ser rentabilizados para o ensino das disciplinas em causa.
Margarida Lucas aproveitou ainda a oportunidade para disseminar os resultados do trabalho que está a ser realizado pelo Professor Euclides Furtado da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e estudante de pós-doutoramento do DEP/UA. Os resultados relativos à adaptação do DigCompEdu Check-In à realidade sociocultural dos professores em Cabo Verde serão publicados em breve.
A iniciativa foi fruto da colaboração entre a Casa da Ciência da Cidade da Praia, o Ministério da Educação de Cabo Verde, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o CIDTFF da Universidade de Aveiro, e o Museu de História Natural da Universidade do Porto.










