Gorete Ribeiro, Teresa Alegre & Maria Helena Ançã (CIDTFF) | Linguarum Arena: Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto, 14, pp 59-84

Resumo:

Este artigo resulta da investigação realizada no nosso estudo de doutoramento (Ribeiro 2021) e pretende divulgar alguns dos resultados obtidos no âmbito da temática da aprendizagem de línguas terceiras (L3s). Iremos focar-nos na CM dos aprendentes de uma L3, na sua conceção referente aos papéis que outras línguas desempenham na aprendizagem do alemão enquanto L3, com particular enfoque sobre o papel da língua inglesa.

Debruçar-nos-emos sobre as diferenças entre LM e outras LEs, sobre os respetivos processos de aquisição e aprendizagem, e como essas diferenças se manifestam e impactam na aprendizagem de uma ulterior L3. Analisaremos, ainda, os critérios determinantes para que uma dada língua sirva de recurso na aprendizagem de uma LE subsequente. Após o enquadramento teórico, iremos focar-nos no nosso estudo empírico. Em primeira instância, procederemos à caracterização dos intervenientes e dos instrumentos metodológicos aplicados para recolher os dados. Seguidamente, procederemos à apresentação e  interpretação dos dados do estudo.

Referência:
Ribeiro, G., Alegre, T. & Ançã. M. H. (2024). O impacto da consciência metalinguística na aprendizagem de uma língua terceira. Linguarum Arena: Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto, 14, 59-84. https://doi.org/10.21747/1647-8770/are14a4.