Rui Neves (CIDTFF) & Jane Machado (CIDTFF) | In Relatos de Pesquisa em Psicologia da Educação – Volume 8, pp. 215-232

Resumo:

A problemática da escolha do curso e/ou da profissão de professor constitui-se como algo complexo e singular. Assim, neste estudo busca-se analisar narrativas que possam fazer luz as razões das escolhas dos estudantes pelo curso de Formação de Professores, garantindo a subjetividade da sua expressão narrativa. Vinculando-se à pesquisa em curso intitulada “Narrativas na formação de professores – percursos na construção de saberes profissionais, desenvolvida por investigadores da Universidade Federal Fluminense, Universidade Católica de Petrópolis1 e Universidade de Aveiro, o presente trabalho analisa dados dos dois países em duas das universidades participantes. Desse modo, a recolha de dados articulada nos dois países inquiriu 39 estudantes da Licenciatura em Educação Básica (Universidade de Aveiro – Portugal) e 34 estudantes de Licenciatura em Pedagogia (Universidade Católica de Petrópolis – Brasil) por meio de narrativas individuais acerca das razões para a escolha de ser professor. Os resultados apontaram que os estudantes optaram por essa formação influenciados pela concretização de um sonho, um desejo, iniciado muitas vezes na infância, pelas experiências vividas na sua trajetória escolar e familiar, e até mesmo como uma segunda opção. Importa salientar a importância de acessar essas memórias traduzidas em narrativas individuais que refletem questões também coletivas no âmbito da formação de professores e da carreira docente para que possam ser consideradas nas políticas educacionais nos dois países envolvidos neste estudo.

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Referência:
Neves, R. & Machado, J. C. (2023). Percursos Narrativos de Futuros Professores no Brasil e em Portugal. In L. F. Passos, & L. Szymanski, Relatos de Pesquisa em Psicologia da Educação (Volume 8, pp. 215-232). Pontes Editores. https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/educacao/relatos-de-pesquisa-em-psicologia-da-educacao-vol-8/