Betina Lopes e Nilza Costa, investigadoras do CIDTFF, estiveram no Lubango durante o mês de janeiro de 2024, no âmbito do Projeto “Cidades Sustentáveis em Angola: contributos de um estudo sobre os Resíduos Sólidos no Lubango” (LubCidSust-RS).

No âmbito da missão, tiveram reuniões de trabalho com o coordenador, Bernardo Filipe Matias, e equipa do projeto, assim como efetuaram visitas a escolas da cidade que vão ser intervencionadas pelo Projeto.

O Projeto é financiado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola (MESCTI), tem como Instituição proponente o Instituto de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla) e como Instituição parceira a Universidade de Aveiro (Portugal) através do seu Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Do CIDTFF são membros do projeto, para além das duas investigadoras, o investigador Rui Marques Vieira.

Este projecto tem como objecto de estudo o lixo urbano na cidade do Lubango e o delineamento, implementação, e monitorização de estratégias de intervenção, como por exemplo o desenvolvimento de uma plataforma ambiental interactiva, de actividades de formação com públicos diversificados, construção de materiais didácticos – guias práticos para a compostagem doméstica, separação e reciclagem do lixo, e livros infantis.

O estabelecimento de parcerias, de trabalho de cooperação interinstitucional – nacional e internacional – e a constituição de uma equipa sólida de investigadores com trabalho anterior, são motores privilegiados deste projeto. Ao nível das parcerias, destaca-se o sector da educação e formação considerando o reconhecido relevo que este tem na mudança de atitudes dos cidadãos, sustentadas em conhecimentos, desde a educação pré-escolar à de nível superior, e em contextos formais, não formais e informais.